Rio Urussanga

Em Assembleia Geral Ordinária, Comitê Urussanga lança edital para renovar membros Destaque

05/03/2024

Organizações já atuantes e outras que desejam ingressar na gestão das águas devem manifestar interesse até o dia 19 de agosto via e-mail

Com foco no lançamento do edital das assembleias setoriais públicas (ASPs), o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga realizou seu primeiro encontro com as entidades membros de 2024. A Assembleia Geral Ordinária, organizada com o apoio da equipe do ProFor Águas Unesc – que presta suporte técnico ao órgão – aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 03, e discutiu assuntos importantes para a gestão das águas.

A partir de agora, organizações já atuantes e outras que desejam ingressar na gestão das águas no período de 2024-2028 – desde que enquadradas entre população da bacia, usuários de água ou poder público – devem manifestar o interesse via e-mail, pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , até o dia 19 de agosto. Esta ação acontece nos Comitês catarinenses desde 2019, por meio de uma resolução emitida pelo Estado.

Na visão do vice-presidente do Comitê Urussanga, Fernando Damian Preve Filho, esta é uma oportunidade para renovar a composição do órgão, trazendo novas perspectivas para as atuais demandas. “Alertamos para que todos fiquem atentos aos prazos e aos requisitos do edital para que a inscrição seja aprovada e, posteriormente, possam concorrer as vagas”, complementa a secretária-executiva, Silvia Sartor Roseng.

Acerca das ASPs , o engenheiro da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE), Tiago Zanatta, que também é membro do comitê, detalhou os critérios do processo, tirando as dúvidas dos membros.

“As assembleias setoriais públicas são complexas e cheia de detalhes, por isso este momento foi muito importante, para que todos estejam a par de como funcionará. Conseguimos passar por cada etapa, esclarecendo todos os tópicos para que, nos próximos meses, tudo ocorra dentro do planejado e, no fim do ano, tenhamos a nova formação das entidades membro do Comitê Urussanga”, destaca Zanatta.

Limpeza do Rio Urussanga

Outro importante tema ganhou destaque na reunião: a limpeza emergencial do Rio Urussanga. Convidado a abordar sobre o assunto, o coordenador Defesa Civil Regional de Criciúma, Rosinei da Silveira, apresentou alguns detalhes sobre a iniciativa do órgão, que incluiu essa demanda em seu Plano de Trabalho e que trará melhorias para diversos municípios da região.

“Nem toda a água está conseguindo sair da Bacia do Rio Urussanga e desembocar da maneira correta. Por isso, realizamos um voo com o apoio da Polícia Civil/Saer, que comprovou nossa tese. Existem muitos obstáculos que atrapalham a vasão das águas, como árvores deitadas no chão, rochas e muitos bolsões de areia”, evidencia Silveira.

I ERCOB Sul

Promovido pela SEMAE, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), juntamente com os Fóruns dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o I ERCOB Sul acontece nos dias 20, 21 e 22 de março.

Com o intuito de mobilizar os membros do Comitê Urussanga para participarem deste importante momento de troca, que colocará em pauta temas importantes, Tiago Zanatta aproveitou a oportunidade na Assembleia Geral Ordinária do órgão para convidar os presentes.

O evento, que acontece em Florianópolis, na Alesc, tem como propósito promover a gestão integrada dos recursos hídricos e fortalecer a cooperação entre os estados, otimizando estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios comuns, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica.

Demais tópicos discutidos

Também foi aprovado pelos membros presentes a ata da Assembleia Geral Ordinária nº 064, a resolução que altera o Plano de Capacitações previstas para acontecerem ao longo deste ano, bem como o Relatório de Atividades exercidas pelo órgão referente à 2023 e do Relatório de Atividades da Câmara Técnica de Assessoramento do Comitê.

ProFor Águas Unesc

Responsável pela organização e mobilização da participação dos membros no encontro, a equipe técnica do ProFor Águas Unesc também esteve representada por meio de seu coordenador geral, prof. Dr. Carlyle Torres Bezerra de Menezes; coordenador técnico, José Carlos Virtuoso; pela técnica em Gestão Ambiental, Ana Paula de Matos; e técnica em Gestão Hídrica que atua no Comitê Urussanga, Graziela Elias Zehnder.