Rio Urussanga

Escolares de Criciúma e Içara visitam a Bacia do Rio Urussanga

18/10/2012
"No dia 17 de outubro, cerca de cinquenta alunos do 5º ano de escolas municipais de Criciúma e Içara, percorreram a Bacia do Rio Urussanga, das nascentes a foz, em uma ação coordenada pelo Comitê do Rio Urussanga. No final da viagem, após observarem as belezas e a degradação, a professora Andreza Bonetti ressaltou para os estudantes: "" A decisão está em nossas mãos: destruir e poluir ou preservar. Mas vocês têm o direito de crescer em um mundo melhor”"
"Na quarta-feira, 17 de outubro, o Comitê do Rio Urussanga efetuou mais uma saída a campo com cinquenta escolares do 5º ano, integrantes de escolas municipais de Criciúma e Içara. A ação faz parte do projeto de educação ambiental na bacia ""Minha Escola, Meu Rio"". A partir das nascentes, os alunos recebem um folheto com mapa ilustrado da bacia e com atividades que permitem continuar em sala de aula. Guiados por professores integrantes da comissão de educação ambiental em apoio ao Comitê, os participantes são levados a observar áreas preservadas e áreas degradadas ao longo de todo o percurso até a foz do Rio Urussanga. A coordenadora pedagógica da escola Linus João Rech, de Criciúma, Maria Ivonete Meister, aprovou a iniciativa do Comitê. “Às vezes os alunos ficam sem entender as explicações na sala de aula e não conseguem imaginar este universo, mas vivências como estas deveriam acontecer sempre para que possamos ampliar os trabalhos sobre conscientização”, afirmou. As percepções das crianças em relação às questões que envolvem a natureza ultrapassam o ambiente de uma instituição de ensino. “O rio fica melhor sem poluição e a população agradece”, comentou Vinícius dos Santos, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Teófilo Cassemiro Silveira, de Içara, no encerramento da saída a campo para conhecer a Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga."