Rio Urussanga

Comitê e Diretoria de Meio Ambiente de Urussanga debatem projetos em conjunto Destaque

08/05/2023

Conversas iniciaram a discussão de possíveis parcerias em prol da gestão de recursos hídricos na bacia

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga iniciou diálogo com a Diretoria de Meio Ambiente de Urussanga, com o objetivo de desenvolver projetos em conjunto, em prol da gestão dos recursos hídricos na bacia. Essa possibilidade foi discutida recentemente, em reunião remota entre as partes, incluindo os membros da equipe técnica do ProFor Águas Unesc, que dá apoio técnico e científico ao Comitê. O planejamento de ações para a Semana do Meio Ambiente e para a primeira capacitação do Comitê também foi discutido no encontro virtual.

Conforme a presidente do Comitê Urussanga, Lara Possamai Wessler, o encontro debateu importantes assuntos relacionados à busca pela conservação da água na região. “A Diretoria de Meio Ambiente apresentou ideias de projetos a serem desenvolvidas em uma possível parceria com o Comitê, tratamos do que faremos para o Dia do Meio Ambiente, para marcar essa data tão importante e, por fim, discutimos a respeito de quando será realizada e quem fará a primeira capacitação para os membros do Comitê. Uma conversa extremamente relevante, que abriu ótimas portas para o futuro”, avalia.

Participaram da reunião, ainda, o vice-presidente do Comitê Urussanga, Fernando Damian Preve Filho, e a secretária executiva, Silvia Sartor Roseng; integrantes do ProFor Águas Unesc (Entidade Executiva do Comitê): o coordenador geral Carlyle Torres Bezerra de Menezes, o coordenador técnico José Carlos Virtuoso, a técnica em Gestão Ambiental Ana Paula Matos, e a técnica em Recursos Hídricos, Graziela Elias Zehnder; os membros da Câmara Técnica do Comitê, Ricardo Garcia da Silva, Ricardo Vicente e Yasmine Moura da Cunha; e os representantes da Diretoria de Meio Ambiente de Urussanga, Márcio Moreira de Lima e Kelly Cristina Minotto.

"É importante a iniciativa da gestão pública de Urussanga, no sentido de buscar, juntamente com o Comitê de Bacia do Rio Urussanga e demais atores, entre eles a Unesc enquanto Entidade Executiva, somar esforços para desenvolver ações para a melhoria da qualidade hídrica local e regional, o que vem ao encontro dos objetivos e metas do projeto ProFor Águas", comenta Menezes. O projeto é subsidiado pela Fapesc, a partir do Edital de Chamada Pública Nº 32/2022.