Rio Urussanga

Comitês Araranguá e Urussanga, debatem com a Fiesc, capacitação para otimização da água junto às indústrias Destaque

28/01/2022

A Aguar, entidade que presta apoio administrativo, técnico, logístico e operacionalmente aos Comitês de Bacias dos Rios Urussanga, Araranguá e afluentes catarinenses do Mampituba, realizou uma reunião on-line na última semana (dia 28) junto aos representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), para organizar uma capacitação que será realizada em parceria com a Instituição.

A capacitação com os representantes das indústrias tem data prevista para ser realizada em março e terá como objetivo incentivar a implantação de tecnologias mais eficientes no consumo de água na indústria, otimizando o processo produtivo.

Na avaliação da técnica do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Adami, a parceria com a Fiesc é de suma importância para os Comitês. “A otimização da água no processo produtivo é uma prática bastante discutida pelas indústrias de diversos países, inclusive no Brasil. Principalmente pela redução da disponibilidade de água de boa qualidade nos corpos hídricos”, avaliou Rose.

A capacitação faz parte de seis eventos que serão realizados nos meses de fevereiro e março, com os segmentos da população das bacias, usuários de água e órgãos administrativos estaduais. “Os eventos têm como objetivos atender a população das três bacias hidrográficas, representados pelas secretarias municipais e fundações de meio ambiente, técnicos da EPAGRI, universidades, concessionárias de água e esgoto e a sociedade civil”, explica a técnica do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, Michele Pereira da Silva.

Estiveram no encontrou além das técnicas da Aguar, o presidente da câmara técnica de meio ambiente e sustentabilidade da FIESC, José Lourival Magri; o consultor da FIESC, Fabricio Vieira; a contadora da Aguar, Eli Pereira; a colaboradora do Comitê Urussanga, Graziela Elias, e o Assessor de Imprensa, Antonio Rozeng.