Rio Urussanga

Visita técnica à Prefeitura de Cocal do Sul

27/02/2012
Representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga efetuaram, no dia 29 de fevereiro de 2012, uma visita técnica à Prefeitura de Cocal do Sul, com o objetivo de buscar maior interação da gestão pública junto ao Comitê, levar informações sobre o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos das bacias hidrográficas catarinenses,com apoio do Programa SC Rural, as ações de fortalecimento do Comitê e a elaboração do Plano da Bacia do Rio Urussanga, prevista para o período 2012-2013.
O Comitê da Bacia do Rio Urussanga, representado pelo assessor administrativo-financeiro José Elson Bitencourt e pela consultora do Programa SC Rural junto ao Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Cenilda Maria Mazzucco, efetuaram uma visita técnica à Prefeitura de Cocal do Sul, com o objetivo de buscar maior interação da gestão pública junto ao Comitê e levar informações sobre o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos das bacias hidrográficas catarinenses, com o apoio do Programa SC Rural. Na oportunidade, foi efetuada uma reunião com a presença do Prefeito Municipal Nilso Bortolato, Vice-Prefeito Waldemar Betiol, Secretário de Educação, Secretário de Agricultura, um representante da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Cocal do Sul e um representante da SAMAE local.
A consultora Cenilda Maria Mazzucco repassou informações sobre a composição e o papel do Comitê, as linhas de ação de fortalecimento da gestão de recursos hídricos com o apoio do programa SC Rural, as ações de fortalecimento do Comitê, a elaboração do Plano da Bacia do Rio Urussanga, prevista para o período 2012-2013, havendo necessidade de acompanhamento, destacando a importância do plano para a gestão dos recursos hídricos da bacia, bem como para a aprovação de projetos junto às fontes de financiamentos. Informou ainda sobre os cursos de capacitação de entidades membros previstos para iniciar ainda neste ano. Houve manifestação de vereadores, enaltecendo a importância do Comitê, bem como a necessidade de mais representantes de Cocal do Sul participarem dessas discussões, uma vez que o município está inserido totalmente na Bacia do Rio Urussanga. Os representantes da SAMAE e da Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul manifestaram interesse em participar dos grupos técnicos de acompanhamento da elaboração do Plano de Bacia e das câmaras técnicas que venham a ser criadas. A avaliação da visita foi positiva, pela participação e pelo interesse demonstrado pelo grupo.