Rio Urussanga

Integração de redes de monitoramento hidrometeorológico em Santa Catarina é tema de encontro em Tubarão

09/04/2014
Representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participaram de encontro, na última terça-feira, em Tubarão, coordenado pela EPAGRI/CIRAM, com a participação de coordenadores municipais e regionais de Defesa Civil e técnicos do governo estadual e de comitês de bacia, para discutir a estruturação de uma rede integrada de monitoramento hidrometeorológico e de qualidade de água em Santa Catarina.
Nesta terça-feira, dia 08 de abril, representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participaram de uma reunião em Tubarão(SC), coordenada pela EPAGRI/CIRAM, com a participação de representantes de comitês de bacia, coordenadores municipais e regionais de Defesa Civil e técnicos do governo estadual. O objetivo foi discutir a estruturação de uma rede integrada de monitoramento hidrometeorológico e de qualidade de água, com a realização de uma avaliação criteriosa das redes disponíveis operadas por diferentes instituições públicas e privadas, planejando a expansão dessa rede, caso necessário, por meio da aquisição e instalação de novas estações em áreas carentes.
A consultora do Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco, e o assessor administrativo José Elson Bittencourt, representaram o Comitê do Rio Urussanga no encontro e reiteraram a solicitação efetuada há cerca de dezoito meses, para a instalação de duas estações hidrometereológicas automáticas, completas, da Agência Nacional de Águas, no rio Urussanga, uma vez que o monitoramento é necessário para a gestão dos recursos hídricos da bacia e para a prevenção e alerta de desastres, como inundações bruscas e graduais, escorregamentos e outros.