Rio Urussanga

Reunião marca o início das atividades do Comitê da Bacia do Rio Urussanga no ano de 2014

05/02/2014
Membros da diretoria do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, estiveram reunidos na sede do órgão, nesta quarta-feira, dia 05 de fevereiro, para dar encaminhamentos referentes ao planejamento de atividades que constam para o ano de 2014.
"Nesta quarta-feira, dia 05 de fevereiro, membros da diretoria do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, estiveram reunidos com a consultora do Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco e com a coordenadora das atividades de educação ambiental, Rose Maria Adami, para dar encaminhamentos referentes ao planejamento de atividades que constam para o ano de 2014. No encontro, os membros definiram o cronograma de ações, calendário de reuniões, definição de eventos, encaminhamentos referentes à comissão de acompanhamento do projeto de desassoreamento do rio Urussanga, regularização do quadro de entidades membros, plano de comunicação e articulação interna e externa, entre outros assuntos. Segundo a consultora do Programa SC Rural, que atua no Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Mazzucco, uma das metas de trabalho deste ano é realizar uma campanha de cadastro de usuários de água. “Este cadastro será essencial para o Plano de Bacia. Em breve, serão liberados recursos para a contratação de um técnico, a fim de apoiar e gerenciar esta ação e para capacitação de profissionais que atuarão nos municípios”, explica. ""Na área de educação ambiental, o Comitê do Rio Urussanga promoverá cursos e oficinas de capacitação, seminário, semestre da água, visitas técnicas a municípios, exposições e concurso fotográfico. Além disso, dará continuidade ao projeto de saída a campo com instituições de ensino fundamental e médio da bacia, que atenderá 330 estudantes e 20 professores neste ano. “O Semestre da Água na Bacia do Rio Urussanga é um projeto piloto que será implantado em um município, com o intuito de capacitar os professores para uma visão integrada da bacia, mediante atividades educativas com os alunos. Os trabalhos realizados durante o semestre sobre o uso da água serão apresentados no 1º Seminário de Educação Ambiental dos Usos da Água na Bacia, a ser realizado no segundo semestre de 2014"",explica a coordenadora de Educação Ambiental, Rose Maria Adami."