Rio Timbó

Comitê Timbó busca nova sede e discute capacitações e planejamento estratégico Destaque

23/05/2023

Na última reunião técnica da Diretoria do Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica do Rio Timbó, realizada em 17 de maio de 2023, foram abordados diversos assuntos relevantes para a organização.

Um dos principais temas discutidos foi a busca por uma nova sede para o Comitê Timbó. Foram mencionadas as negociações em andamento com a Câmara de Vereadores de Porto União, visando a possibilidade de utilização de uma sala nas dependências da Câmara Municipal. Além disso, aguarda-se o encaminhamento de um ofício à prefeitura de Porto União, buscando um convênio para essa finalidade.

A entrega dos equipamentos adquiridos pelo projeto também foi abordada durante a reunião. Foi informado que um notebook e um aparelho celular já foram adquiridos e estão aguardando a resolução da questão da sede para serem utilizados nas atividades do Comitê.

Quanto às capacitações, foi mencionada a elaboração de um programa que abordará o tema de Segurança Hídrica e Eventos Climáticos. A intenção é realizar essa capacitação de forma remota, com tutoria.

Outro assunto discutido foi o Planejamento Estratégico do Comitê Timbó. Foi mencionada a intenção de contratar uma empresa especializada para a elaboração desse plano e a possibilidade de agendar uma reunião presencial no Comitê para dar continuidade a esse processo.

Questões operacionais, como o deslocamento, aluguel de veículos e compra de combustível pelo projeto, também foram abordadas. A diretoria está buscando soluções para essas demandas.

Durante a reunião, foram levantadas alternativas em relação ao custeio do projeto e à participação dos membros em eventos. Estão sendo feitos contatos com a SEMAE e a FAPESC para buscar apoio financeiro nesse sentido.

Por fim, foi mencionado o interesse em solicitar recursos de reversões de multas ambientais junto ao IMA, visando a aplicação em projetos de Educação Ambiental no Comitê. Além disso, a participação do Comitê na Semana do Meio Ambiente foi discutida, com um dos membros planejando sua participação em um evento no município de Caçador.