Uma Bacia Hidrográfica constitui-se por uma área delimitada pelo relevo (divisores de águas), drenada por um rio principal e seus afluentes, subafluentes, águas da chuva, nascentes, e lençol freático. As bacias hidrográficas podem ser definidas como uma parte do relevo, ou seja, uma unidade territorial de planejamento e gerenciamento das águas.
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Timbó e Bacias Contíguas foi criado por meio do Decreto 4.295 de 2002 e revogado pelo Decreto 837 de 2020. É um órgão colegiado de nível regional, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos, com atribuições normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas na sua área de atuação. Atualmente é composto por 20 entidades que estejam relacionados com os recursos hídricos, sendo 8 entidades representantes dos usuários de água, 8 entidades de representantes da população da bacia, sendo do Poder Executivo e Legislativo municipal e organizações da sociedade civil, e 4 entidades de representantes dos órgãos da Administração Pública Federal e Estadual. A composição diversificada e democrática dos Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água da bacia tenham representantes e poder de decisão sobre sua gestão.
A área do “Comitê Timbó” possui 4.997,7 km2 e conta com total de onze Municípios. Sendo cinco com seus limites territoriais totalmente inseridos dentro da Bacia: BELA VISTA DO TOLDO, IRINEÓPOLIS, MATOS COSTA, PORTO UNIÃO e TIMBÓ GRANDE. E os demais seis municípios parcialmente inseridos: CAÇADOR, CALMON, CANOINHAS, LEBON RÉGIS, MAJOR VIEIRA E SANTA CECÍLIA. Sua Região Hidrográfica: RH05 – Planalto de Canoinhas.
As nascentes do rio Timbó, principal rio do sistema hidrográfico, estão na Serra Geral, nas encostas da Serra do Espigão, no município de Santa Cecília e se estende de sudeste a noroeste por aproximadamente 150km até desaguar no rio Iguaçu, entre os municípios de Porto União e Irineópolis, sendo um dos mais importantes tributários. Seus principais afluentes são o rio Tamanduá, Caçador Grande, Timbozinho e o rio dos Pardos, além dos rios das sub bacias, o rio Paciência, Pintado, rio Preto entre outros.