O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Timbó e Bacias Contíguas foi criado em 2002 através do Decreto Estadual nº 4.295, revogado pelo Decreto n° 837, de 15 de setembro de 2020. Ele é um órgão vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH e desenvolve ações, de caráter consultivo, deliberativo, educativo e informativo.
Desde janeiro de 2009, o colegiado conta com o Plano Estratégico de Gestão Integrada desde janeiro de 2009 e possui atuação nos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica, como Caçador, Calmon, Irineópolis, Matos Costa, Porto União, Santa Cecília e Timbó Grande.
O Comitê tem contribuído para conscientizar os usuários da bacia e aberto debates sobre o futuro de nossa Bacia Hidrográfica, no que diz respeito a qualidade e quantidade da água, e a garantia de que gerações futuras possam usufruir desse bem.
Diretoria atual
Formada em agosto de 2020, a diretoria tem como presidente o representante do Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA), Clésio Leonel Hossa, o vice Inácio Faerber, da Faerber Geração e o Secretário Executivo Guilherme Silva Briski, representante da Epagri no colegiado.
A eleição seguiu as diretrizes da Resolução nº 19, de 19 setembro de 2017 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH).