Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Desenvolvida Avaliação Integrada de Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe - AIBH do Rio do Peixe Destaque

Comitê Rio do Peixe

A empresa Desenvolver Engenharia e Meio Ambiente desenvolveu um estudo – denominado Avaliação Integrada de Bacia Hidrográfica (AIBH) – sobre a atual conjuntura da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, seguindo as orientações estabelecidas num Termo de Referência, protocolado junto ao Instituto do Meio Ambiente - IMA e aprovado pelo Ofício IMA nº 1374/2020 e respectiva Informação Técnica nº 26/2020.

A Avaliação Integrada de Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe possui como objetivo a avaliação da situação atual da bacia hidrográfica do Rio do Peixe, compreendendo os empreendimentos hidrelétricos projetados e em operação. O estudo relaciona estes com os aspectos socioambientais, físicos, bióticos e a compatibilização ou não destes empreendimentos de geração de energia hidrelétrica em relação aos cenários futuros de curto, médio e longo prazo.

A apresentação do estudo ao público será realizada em audiência pública, em data ainda a ser definida junto ao Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA/SC. Em cumprimento à Portaria IMA nº 125/2020, item "I", alínea "b", no período pré-audiência, o empreendedor deverá disponibilizar o estudo para consulta, encaminhando-o aos órgãos públicos e à sociedade civil. Desta maneira, o estudo está disponível para toda a população por meio do link https://desenvolvermeioambiente.com.br/acervo-tecnico-detalhes/6/avaliacao-integrada-de-bacia-hidrografica-do-rio-do-peixe-aibh-do-rio-do-peixes .

A Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe é integrada por 28 municípios, a saber: Água Doce, Alto Bela Vista, Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Campos Novos, Capinzal, Erval Velho, Fraiburgo, Herval D'Oeste, Ibiam, Ibicaré, Iomerê, Ipira, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Macieira, Ouro, Peritiba, Pinheiro Preto, Piratuba, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Treze Tílias, Videira e Zortéa. O rio do Peixe, principal curso d’água da bacia, responsável pelo abastecimento de água de parte da população e das indústrias da bacia, tem sua nascente localizada no município de Calmon, e sua foz no rio Uruguai, no município de Alto Bela Vista.

-

Fonte: Assessoria de Comunicação do Projeto de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas - Grupo Uruguai | Universidade do Contestado // Desenvolver Engenharia e Meio Ambiente

Ler 2014 vezes Última modificação em Terça, 21 Fevereiro 2023 14:47