Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Comitê Rio do Peixe participou da apresentação de AAI

Super User
O Comitê Rio do Peixe esteve representado, pelo seu consultor técnico, hoje (28/08/13) na reunião de apresentação da Avaliação Ambiental Integrada do Baixo Rio do Peixe. A mesma aconteceu no auditório do SIMAE Capinzal e Ouro e contou com vários técnicos e profissionais da área ambiental.

As empresas responsáveis pelos estudos apresentaram vários dados e resultados obtidos, além das metodologias aplicadas. Essa Avaliação Ambiental Integrada é parte do Inventário Hidrelétrico realizado para um trecho do Rio do Peixe, onde se identificou potencial para a instalação de 8 novas PCHs - Pequenas Centrais Hidrelétricas.

*Inventário Hidrelétrico: é a avaliação do potencial de geração de energia de uma unidade hidrográfica. É a etapa de estudos de engenharia em que se define o potencial hidrelétrico de uma bacia hidrográfica. É um instrumento que além de quantificar os aspectos energéticos, considera também os procedimentos de minimização de impactos ambientais observando o uso múltiplo dos recursos hídricos (ANEEL, 2007).

*Avaliação Ambiental Integrada – AAI: visa identificar e avaliar os efeitos sinérgicos e cumulativos resultantes dos impactos ambientais ocasionados pelo conjunto de aproveitamentos hidrelétricos em planejamento, construção e em operação nas bacias hidrográficas (MMA, 210).
Ler 900 vezes