Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Edital para eleições da Diretoria para o biênio 2024-2026 é aprovado na Assembleia Extraordinária do Comitê Camboriú Destaque

02/04/2024

Na última quarta-feira, dia 27 de março, foi realizada a Assembleia Extraordinária do Comitê Camboriú no formato online, na qual foi aprovado o novo processo eleitoral da Diretoria para o biênio 2024-2026 para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretaria Executiva do Comitê Camboriú. O processo foi aprovado a partir da Resolução nº 10 e o Edital nº 05, que define as diretrizes para a realização da eleição.

A comissão eleitoral foi formada pelos seguintes representantes: Presidente - Luciene Cristine Vieira/CDL BC;  1º Secretária - Aline Antunes/Instituto Água Conecta; 2º Secretário - Paulo Roberto Maurici/Lions Clube BC Centro. O grupo será responsável por mediar o processo das eleições, a qual será realizada no dia 29 de maio de 2024, durante a Assembleia Ordinária do Comitê Camboriú no Instituto Federal Catarinense - IFC Campus Camboriú.

As chapas candidatas à eleição podem se inscrever até o dia 22 de maio de 2024, pelo e-mail do Comitê Camboriú: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O Edital nº 05/2024 de Convocação do Processo Eleitoral da Presidência e Secretaria Executiva do Comitê Camboriú para o mandato 2024-2026 está disponível na página do Comitê Camboriú no Sistema de Informações de Recursos Hídricos do Estado de Santa Catarina - SIRHESC, no link:

Projetos de Esgotamento Sanitário na área rural de Camboriú e Prognóstico da Qualidade da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú serão analisados pelas Câmaras Técnicas

Durante a Assembleia Extraordinária, a Entidade Executiva Instituto Água Conecta apresentou o projeto “Diagnóstico e prognóstico da qualidade da água dos corpos hídricos superficiais para a elaboração de proposta de enquadramento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú”. A apresentação se concentrou na segunda etapa do projeto, com a apresentação do prognóstico, em que foram analisados os cenários de impacto sobre os recursos hídricos, a partir da implementação dos planos e programas de desenvolvimento previstos para a Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. Os próximos passos compreendem o desenvolvimento das metas relativas às alternativas de enquadramento e programa de efetivação.

Já o segundo projeto, desenvolvido pelo Instituto Água Conecta, cuja apresentação estava prevista na Assembleia Extraordinária, sendo ele: "Diretrizes para implementação de sistemas individuais de tratamento de esgoto em áreas de baixa densidade demográfica para o município de Camboriú", não pôde ser apresentado em função do adiantado da hora, e ficou decidido que o mesmo será apresentado à Câmara Técnica do Comitê Camboriú. Esse projeto tem o foco na ampliação do tratamento de esgoto nas zonas rurais, a partir do uso de fossas sépticas e outros modelos individuais.

Os dois projetos serão analisados pelas Câmaras Técnicas do Comitê Camboriú, com a avaliação das propostas e informações, e envio de sugestões e comentários para complementar o material. Posteriormente, os projetos serão avaliados e aprovados nas Assembleias do Comitê ao longo do ano.

Ao final da reunião, dentre os assuntos gerais em pauta, foi informado sobre a realização do VIII Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú no dia 24 de abril de 2024, onde a entidade executiva do Comitê, o Instituto Água Conecta, irá realizar a capacitação “O rio que queremos ter X o rio que poderemos ter”. O evento será realizado no formato presencial, no IFC Campus Camboriú, e terá como público-alvo os membros do Comitê Camboriú, estudantes, gestores da área de recursos hídricos e a comunidade em geral.

Acompanhe as informações e notícias do Comitê Camboriú e saiba mais detalhes sobre os projetos e próximas ações.