Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Camboriú e Bacias Contíguas

Troca de experiências no I ERCOB SUL reforça importância do fortalecimento dos órgãos estaduais em Santa Catarina Destaque

28/03/2024

Nos dias 20, 21 e 22 de março aconteceu o I Encontro Regional dos Comitês de Bacias da Região Sul do Brasil - I ERCOB SUL, em Florianópolis (SC). O evento reuniu profissionais, gestores públicos e entidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que atuam na gestão hídrica. Durante o evento, os participantes puderam compartilhar experiências exitosas, desafios e aprender sobre diferentes temas. Para o Secretário Executivo do Comitê Camboriú, Sr. Gilmar Pedro Capelari, o I ERCOB SUL proporcionou uma visão crítica sobre a gestão hídrica nos estados, bem como dos instrumentos e recursos necessários para aplicação.

“O evento foi muito bom, pois mostrou a realidade dos três estados, como o Paraná, que está muito a frente na gestão hídrica, com uma melhor estrutura, com 30 funcionários, e uma equipe do estado focada no acompanhamento dos Comitês de Bacias - embora ainda não possuam entidades para gestão e administração dos recursos”, comentou o Secretário Executivo do Comitê Camboriú, Gilmar Pedro Capelari.

Além da apresentação dos projetos e estrutura dos comitês de bacia do Paraná, durante o evento os participantes também puderam saber mais detalhes sobre os instrumentos e cenário no Rio Grande do Sul, como explicou o Sr. Capelari. “Apesar deles já terem a cobrança da água, que é algo muio importante, eles também não possuem entidade executiva... enquanto Santa Catarina tem a situação oposta, com o apoio das entidades executivas, mas sem outorga e cobrança de água, ou seja, praticamente sem recursos ou estrutura. Então, a comparação e a troca entre os estados foi importante para entender onde estamos e onde podemos chegar.”

O Eng. Mauricio Fernandes, membro do Comitê Camboriú e representante do CREA SC, também esteve presente no evento e ficou bastante satisfeito com a integração entre os comitês e apresentações realizadas. “Foi muito legal o evento, muito propício, com o primeiro encontro da região sul dos comitês de bacia. Foi bom conhecer as experiências que o pessoal vem tendo. Além de ver situações onde o nosso comitê está um pouco atrás, ou a frente, assim como quais ações podem ser tomadas como exemplo que vem dando certo em outros lugares”, destacou Mauricio Fernandes.

Painel sobre Experiências Exitosas dos Comitês de Bacias

No primeiro dia do evento, o Presidente do Comitê Camboriú, Dr. Paulo Ricardo Schwingel, mediou o painel sobre Experiências Exitosas dos Comitês de Bacias. Durante o painel, Schwingel reforçou o papel dos comitês e a importância das ações em prol da gestão hídrica nos três estados.

Além da participação nas palestras, o Comitê Camboriú esteve com um banner exposto no local do evento, com a apresentação dos resultados e histórico da Semana da Água, campanha de cidadania pela água realizada pelos Comitês Itajaí e Camboriú, e Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07 - RH07.

Presença do Comitê Camboriú

Ao longo dos três dias, o Comitê Camboriú marcou presença no ERCOB com a participação do Dr. Paulo Ricardo Schwingel, Presidente do Comitê Camboriú, do Sr. Gilmar Pedro Capelari, Secretário Executivo, e os membros Sr. Mauricio Fernandes/CREA SC e Sra. Janaina Alberti/SEMAE.

Acompanhe as publicações do Comitê Camboriú e saiba mais sobre os eventos e outas atividades realizadas.