Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Comitê Peixe reforça a importância da preservação e conservação da água Destaque

Comitê Rio do Peixe

O Comitê Peixe celebra o Dia Mundial da Água - um momento que suscita a reflexão sobre o uso consciente e responsável desse bem vital para a humanidade. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, declarando todo o dia 22 de março de cada ano como sendo o Dia Mundial das Águas (DMA), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capítulo 18 (Recursos hídricos) da Agenda 21.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) definiu que o tema a ser enfatizado no Dia Mundial da Água neste ano é “A Água nos Une, o Clima no Move”. A temática foi escolhida pela ANA devido ao fato de que a água e o clima estão presentes no cotidiano das pessoas e são fatores cruciais para o futuro da humanidade, sendo que a mudança climática afeta sobretudo grupos vulneráveis com falta de água para abastecimento, encarecimento de alimentos impactados por eventos climáticos e aumento de doenças. Nesse cenário a emergência climática torna necessários o planejamento e a preparação da sociedade para adaptação à mudança climática com respostas eficazes aos efeitos dessa nova realidade.

Diante das preocupações sobre o futuro e a necessidade de conscientização, a programação do Comitê Peixe envolve parcerias e atividades capazes de fazer a diferença rumo aos objetivos propostos junto à ANA. Como primeiro momento da programação, o dia 19 de março é marcado por uma ação sobre práticas sustentáveis no uso da água, ministrada na Escola Domingos da Costa. Trata-se de um fruto da parceria entre o Comitê e a Empresa Primo Tedesco.

De 18 a 22 de março, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) abre as portas em todo o estado, para momentos de visitação a suas Estações de Tratamento de Água (ETAs). Outro destaque, também no dia 22, vai para a ação interna da BRF em Videira, com foco em lições de conservação e uso racional da água, além de distribuição de materiais informativos disponibilizados pelo Comitê. Ainda no dia 22, o Núcleo de Meio Ambiente da Associação Empresarial de Caçador promove uma série de vídeos de representantes de entidades atuantes na gestão de recursos hídricos da região, incluindo o Comitê Peixe.

Conforme o Presidente do Comitê, Maurício Perazzoli, a Semana da Água marca uma etapa oportuna de refletir sobre um bem essencial para a vida humana, contando ainda com uma proposta inédita de unificação e debate. “Vamos ter um evento em Florianópolis, dos dias 20 a 22, relativo à união dos três estados do Sul nos Comitês de Bacia, o Encontro Regional dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Sul do Brasil - ERCOB Sul”, pontua.

Ler 167 vezes