Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Segunda reunião do Planejamento Estratégico ocorrerá no dia 04 de abril Destaque

Comitê Rio do Peixe

No dia 04 de abril, o Comitê Peixe irá realizar a segunda reunião para elaboração do Planejamento Estratégico. O evento será online e acontecerá a partir das 13h30. Na oportunidade, serão tratados assuntos referentes à construção da Missão e Visão Estratégica do Comitê. A primeira etapa das discussões ocorreu no dia 22 de fevereiro, na UNOESC Joaçaba, com a participação de 16 representantes de organizações-membro.  O Comitê reforça o convite para que os líderes de entidades participem do próximo encontro. A mobilização de todos os envolvidos tem sido fundamental para legitimar as ações que serão desencadeadas nos próximos anos. O processo de elaboração do Planejamento é mais uma iniciativa que visa fortalecer as ações do órgão nas comunidades em que atua.

Os encontros para a formatação do Planejamento Estratégico são momentos oportunos para elencar as prioridades, pontuar os desafios, promover uma reflexão de longo prazo e construir de forma democrática metas e estratégias em prol da gestão da água no território, delimitando aspectos como: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.  Todo esse processo de construção do Planejamento Estratégico resultará em um relatório que, quando finalizado, será apresentado aos membros do Comitê.

O Comitê Peixe tem trabalhado com ênfase na elaboração do planejamento das atividades futuras, mas também tem se dedicado a uma gama de ações que envolvem a gestão dos recursos hídricos. Além das capacitações e reuniões de rotina, o CBH participará de uma série de eventos, fortalecendo ainda mais o seu papel dentro da sociedade. Desde o ano passado, o Comitê Peixe está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas. A iniciativa, que engloba mais quatro CBHs, tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e tem como agência financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Com princípios fundamentais claros, o Comitê Peixe atua em questões relevantes acerca das temáticas hídricas, como:  a conservação da qualidade da água na Bacia do Rio do Peixe e a utilização racional desse bem por parte de seus usuários, através do controle da quantidade disponível nas diversas áreas da bacia. Dentro desses princípios uma das ações do comitê é a promoção do gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, tendo atribuições como: aprovar a proposta referente ao Plano da Bacia Hidrográfica para integrar o Plano Estadual de Recursos Hídricos e suas atualizações; promover entendimentos, cooperação e eventual conciliação entre os usuários da Bacia, sempre voltados para o interesse do uso múltiplo, controle, proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos; proceder estudos, divulgar e debater programas prioritários de serviços e obras de interesse da coletividade, definindo objetivos, custos, riscos ambientais e financeiros e deliberar sobre a alocação dos recursos hídricos.

Com uma forte atuação em toda a sua área de abrangência, o Comitê tem tido um papel preponderante na gestão dos recursos hídricos, cumprindo rigorosamente com seus deveres estatutários. Além disso, o CBH atua de forma intensa nas ações educativas que envolvem as temáticas hídricas em toda a região.

Ler 167 vezes