Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Comitê Peixe inicia formatação do Planejamento Estratégico Destaque

Comitê Rio do Peixe

Foi realizada na quinta-feira, dia 22, na UNOESC Joaçaba, a primeira etapa do Planejamento Estratégico do Comitê Peixe, com a participação de 16 representantes de organizações-membro.  A mobilização das entidades tem sido fundamental para legitimar as ações que serão desencadeadas nos próximos anos. O processo de elaboração do Planejamento é mais uma iniciativa que visa fortalecer as ações do Comitê nas comunidades em que atua.

As atividades foram conduzidas pelo Técnico em Gestão Ambiental da Entidade Executiva UNC, o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Rafael Leão, que também contou com o apoio da Assessora Técnica do Comitê Peixe, a Engenheira Sanitarista e Ambiental, Laís Bruna Verona.

O objetivo principal do encontro foi elencar as prioridades, pontuar os desafios e promover uma reflexão sobre as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, internas e externas ao Comitê. A próxima etapa de construção do Planejamento Estratégico do Comitê Peixe será realizada no dia 04 de abril, a partir das 13h30, por meio de videoconferência. Na oportunidade, serão discutidos os temas Missão e Visão. Cada encontro é essencial para dar robustez ao Planejamento, coletando ideias, compartilhando experiências e fortalecendo esse momento singular na trajetória do Comitê.

Desde o ano passado, o Comitê Peixe está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) . A iniciativa, que engloba mais quatro CBHs, tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e tem como agência financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

A elaboração do Planejamento Estratégico é mais um dos desafios previstos para este ano no Comitê Peixe. O órgão tem uma gama de atividades programadas, dando enfoque à gestão dos recursos hídricos. Além das capacitações e reuniões de rotina, o Comitê participará de uma série de eventos, fortalecendo ainda mais o seu papel dentro da sociedade. No dia 19 de março será realizada a primeira Assembleia Geral Ordinária (AGO) de 2024. O encontro acontecerá de forma online por meio de videoconferência, utilizando-se para acesso o software Google Meet, com previsão de início para 14h00.  Entre os assuntos pautados, estarão a leitura e aprovação da ata da última assembleia; prestação de contas e relatório de atividades referentes a 2023; apresentação e votação dos planos de trabalho, comunicação e capacitação para este ano.

O Comitê tem trabalhado fortemente, visando garantir dois princípios fundamentais: a conservação da qualidade da água na Bacia do Rio do Peixe, fundamental para os municípios e a utilização racional dessa água por parte de seus usuários, através do controle da quantidade de água disponível nas diversas áreas da bacia.  Dentro desses princípios uma das ações do comitê é a promoção do gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe.

As principais atribuições do Comitê Peixe são: aprovar a proposta referente ao plano da Bacia Hidrográfica para integrar o plano Estadual de Recursos Hídricos e suas atualizações; promover entendimentos, cooperação e eventual conciliação entre os usuários da Bacia, sempre voltados para o interesse do uso múltiplo, controle, proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos; proceder estudos, divulgar e debater programas prioritários de serviços e obras de interesse da coletividade, definindo objetivos, custos, riscos ambientais e financeiros e deliberar sobre a alocação dos recursos hídricos.

Ler 201 vezes Última modificação em Sexta, 23 Fevereiro 2024 17:16