Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Comitê Peixe convida representantes para realização da primeira etapa do Planejamento Estratégico Destaque

Comitê Rio do Peixe

O gerenciamento eficiente dos recursos hídricos é essencial para garantir a sustentabilidade ambiental e atender às necessidades crescentes da sociedade. Os Comitês de Bacias Hidrográficas desempenham um papel crucial nesse cenário, sendo responsáveis por promover a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos em uma determinada região. Neste contexto, o Planejamento Estratégico surge como uma ferramenta fundamental para orientar as ações desses Comitês, assegurando uma abordagem sistêmica e sustentável.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e Bacias Contíguas irá promover no dia 22 de fevereiro a primeira etapa de seu Planejamento Estratégico. A partir das 14 horas, na UNOESC - Campus de Joaçaba, serão recebidos os representantes das organizações-membro, com a finalidade de desenvolver estratégias para atingir os objetivos propostos, levando em consideração os anseios de todas as partes interessadas.

Ao envolver a participação ativa dos diferentes segmentos, incluindo representantes dos órgãos da administração, população da bacia e usuários de água, as decisões tomadas tomam corpo e se legitimam, promovendo uma gestão democrática e transparente.

O Planejamento Estratégico permite que os Comitês de Bacia desenvolvam uma visão de longo prazo para a gestão dos recursos hídricos. Ao estabelecer metas e objetivos a longo prazo, muitos deles já inclusos no Plano de Bacia, os Comitês podem direcionar suas ações e exercer suas atribuições de maneira mais eficaz.

Para desenvolver este processo, que terá outras três etapas, a Entidade Executiva Universidade do Contestado – UNC conduzirá os trabalhos desenvolvidos junto ao Comitê com a participação da equipe técnica e a moderação do Engenheiro Rafael Leão.

Rafael comenta que “é um processo que provoca uma reflexão de longo prazo e constrói de forma participativa as metas e estratégias para tornar o papel efetivo perante a sociedade e de acordo com suas atribuições legais, em prol da gestão da água no território. E buscará responder às seguintes questões: Onde estamos? Aonde queremos chegar? E como chegar lá?”

Neste primeiro encontro será feita a revisita ao planejamento anterior e, posteriormente, realizada a análise das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (Análise FOFA).Desta forma, a participação dos representantes das organizações-membro do Comitê Peixe é essencial para que o processo e o planejamento tenham êxito.

Ler 358 vezes