Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Após cinco anos, Seminário Regional da Água será retomado em Água Doce/SC Destaque

Comitê Rio do Peixe

Água Doce, localizado no Meio-Oeste catarinense, é um dos maiores municípios de Santa Catarina em extensão territorial (MATOS et. al., 2020). Com milhares de fontes e nascentes, é um importante fornecedor de água para consumo humano e animal, e para a geração de energia elétrica para as regiões Oeste e Meio-Oeste catarinenses (ZAGO; PAIVA, 2008).

Tendo em vista a configuração do município em relação à disponibilidade de água e, sabendo da sua importância frente à manutenção dos recursos hídricos, no ano de 2013, por iniciativa do Sr. Ênio Mário Mendes, agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e do Sr. Vanir Putton, Secretário de Agricultura do município à época, realizou-se o 1º Seminário Regional da Água, com o intuito de levar conhecimento sobre as diversas nuances da gestão hídrica à comunidade regional.

Com diversos formatos, embora sempre focados em discussões sobre a sustentabilidade e o uso responsável da água, aconteceram edições anuais até 2018, contando com diferentes representações: gestão pública, poder legislativo municipal, setor educacional, setores produtivo-rural e urbano, bem como gestores de águas do Município e região, envolvendo, nesses sete anos, cerca de 1.100 pessoas (MATOS et. al., 2020).

Após cinco anos sem a realização do Seminário Regional da Água, a gestão municipal de Água Doce, por intermédio da Secretaria de Agricultura, e com a parceria do Comitê Peixe, darão sequência ao evento que se tornou tradicional na região. Neste ano, o tema a ser abordado será “crise hídrica”.

A escolha do tema se deu pelo fato de que nos últimos anos ocorreram alguns episódios de escassez hídrica, obrigando o poder público municipal a tomar providências emergenciais para o fornecimento de água para alguns usuários do município, especialmente produtores rurais. Diante disso, na 7ª edição do Seminário Regional da Água serão abordados os principais conceitos relacionados à água, e os problemas e as estratégias para o enfrentamento da crise hídrica.

O evento irá acontecer no dia 20 de setembro, no período vespertino, em formato presencial no município de Água Doce.

REFERÊNCIAS:

MATOS, I. B.; BARBATO, P. R.; MENDES, E. M.; SAGAZ, R. A. S. Do processo discursivo à agenda operativa: gestão das águas e participação social no Oeste catarinense. Cadernos do CEOM, Chapecó (SC), v. 33, n. 52, p. 9-23, 2020.

ZAGO, S.; PAIVA, D. P. (org.). Rio do Peixe: Atlas da Bacia Hidrográfica. Joaçaba (SC): Editora Unoesc, 2008.

Ler 673 vezes Última modificação em Segunda, 28 Agosto 2023 17:23