Rio do Peixe

Estiagem atinge Bacia do Rio do Peixe Destaque

Comitê Rio do Peixe

De acordo com dados do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Joaçaba e através do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, há 14 municípios pertencentes a Bacia do Rio do Peixe que já decretaram situação de emergência devido à estiagem: Alto Bela Vista, Capinzal, Campos Novos, Erval Velho, Fraiburgo, Herval D’Oeste, Ibiam, Ipira, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Peritiba e Zortéa.

As principais perdas estão concentradas na área rural e estima-se que em média podem chegar a 35% em alguns municípios. Várias prefeituras estão realizando o chamado “puxe de água” para atender proprietários rurais em situação de emergência.

Para o engenheiro ambiental, Maurício Perazzoli, vice-presidente do Comitê do Rio do Peixe, é momento de serem adotadas práticas para minimizar os impactos decorrentes do déficit hídrico. “A curto prazo é preciso a conscientização de toda a população e dos diferentes usuários de água no sentido de utilizar os recursos hídricos de maneira mais racional em todas as atividades do dia a dia, evitando assim o desperdício e priorizando os usos extremamente essenciais. A longo prazo é necessário planejar a adotar soluções para garantir a segurança hídrica de toda a bacia, como por exemplo, a utilização de captação e armazenamento das águas pluviais, reutilização de água nos processos industriais e investimentos em obras de infraestrutura para melhoria no tratamento e distribuição de água”, indica.

A estiagem está comprometendo principalmente a produção leiteira e culturas de verão como soja, milho, feijão e pastagens. Ao mesmo tempo está prejudicando pomares de maçã, pêssego, ameixa e nectarina.

Confira no quadro abaixo a situação de cada município da Bacia frente ao cenário atual de estiagem:

Ler 1747 vezes Última modificação em Quinta, 09 Abril 2020 17:30