Rio Tijucas

9ª Reunião da Plenária da Câmara Técnica Consultiva aprova parecer sobre projeto de esgoto individual Destaque

25/04/2024

Nessa quarta-feira, dia 24 de abril, foi realizada a 9ª Reunião da Plenária da Câmara Técnica Consultiva (CTC) do Comitê Tijucas e Biguaçu, que acatou o parecer elaborado pelo Grupo de Trabalho Saneamento Rural, aprovando o projeto “Esgoto doméstico: tratamento individual, benefício coletivo — diretrizes para implementação de sistemas individuais de tratamento de esgoto em zonas rurais”, elaborado pelo Instituto Água Conecta. O parecer foi aprovado e será encaminhado para análise e aprovação na próxima Assembleia Geral do Comitê Tijucas e Biguaçu.

Outra importante discussão da Plenária foi sobre a análise da proposta de Planejamento Estratégico do Comitê, concebida pela entidade executiva Instituto Água Conecta. Este Planejamento Estratégico prevê metas e ações que visam o avanço da gestão dos recursos hídricos nas Bacias Hidrográficas do Rio Tijucas, do Rio Biguaçu e bacias contíguas. A proposta de Planejamento Estratégico apresentada contempla um horizonte de 3 anos, no período de 2024 a 2026 e foi construída com base nas ações do Plano de Recursos Hídricos, cuja execução competem ao Comitê.

Como etapa preparatória para as definições e análise do Planejamento Estratégico, a Plenária deliberou pela realização no dia 08 de maio, de um bate-papo virtual sobre as atribuições dos Comitês de Bacia Hidrográfica. Em paralelo, o documento da proposta de Planejamento Estratégico será enviado novamente a todos os membros da CTC para considerações até o dia 26 de maio. No dia 29 de maio, a próxima reunião da Plenária da CTC será presencial em Tijucas, e terá como pauta principal a aprovação do Planejamento Estratégico.

Acompanhe as publicações e materiais do Comitê Tijucas e Biguaçu e saiba mais sobre os projetos e estudos em andamento.

#comitetijucasebiguacu #planejamentoestrategico #esgotoindividual