Rio Tijucas

Comitê Tijucas e Biguaçu participa do Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário Destaque

12/03/2024

Nos dias 06 e 07 de março, membros do Comitê Tijucas e Biguaçu participaram do Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário, em Florianópolis. Participaram do evento, o presidente Danilo da Silva Funke e Larissa Martins do Conselho Regional de Biologia - CRBio 09, o Vice-Presidente Rubens Ribeiro dos Santos da Associação de Moradores do bairro Meia Praia (AMME) e Daniela Otto da Associação de Municípios da Região da Grande Florianópolis - GRANFPOLIS.

O evento, organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), teve como objetivo principal fomentar o debate sobre o atual cenário da prestação dos serviços de esgotamento sanitário em Santa Catarina, abordando desde a coleta até o tratamento de esgoto.

Segundo Daniela Otto, “o evento conseguiu abranger as áreas de gestão (prefeitos, secretários) e técnica. Mostrou que o desafio é grande e precisa de um esforço de todos. E que teremos que usar múltiplas alternativas para atingir o marco, utilizando a rede de coleta e tratamento, e outros sistemas individuais e condominiais para locais com baixa densidade populacional e ocupação.”

O Seminário de Gestão do Esgotamento Sanitário (SEGES) reuniu lideranças, gestores estaduais e municipais, agências reguladoras, prestadores de serviços, órgãos de controle e sociedade civil, com destaque para ARIS, ARESC e CASAN, e proporcionou a troca de ideias e debates na busca por soluções técnicas e financeiras para o cumprimento dos prazos previstos no Marco Regulatório do Saneamento Básico.

Acompanhe as publicações do Comitê Tijucas e Biguaçu e saiba mais sobre os eventos e ações do grupo.