Rio Tijucas

Comitê Tijucas e Biguaçu participa em Brasília, na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do Encontro Nacional do Programa Produtor de Água: Conquistas e Próximos Desafios Destaque

04/12/2023

No dia 30 de novembro e 1º de dezembro, aconteceu o Encontro Nacional do Programa Produtor de Água: Conquistas e Próximos Desafios, realizado na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em Brasília. A Bióloga Larissa Martins, Coordenadora da Qualidade do Saneamento Básico e Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), representante do CRBio-09 no Comitê Tijucas e Biguaçu, participou do evento.

“Temos muitas novidades de ampliação do Programa Produtor de Águas, é uma ótima oportunidade para nos mobilizarmos enquanto Comitê para implantar o Programa aqui nas Bacias Hidrográficas do Rio Tijucas e Rio Biguaçu”, comentou Larissa, que participou da mesa sobre Viabilidade e Sustentabilidade técnica e financeira do programa/projetos (diagnósticos, planejamentos estratégicos, PIPs, elaboração de projetos executivos, secretaria executiva, PSA, intervenções, monitoramento, etc).

O Encontro reuniu 140 pessoas de diferentes regiões do país, entre representantes de projetos produtores de água, parceiros das iniciativas, órgãos gestores de recursos hídricos e meio ambiente, comitês e agências de bacias hidrográficas, agências reguladoras de serviços, companhias de saneamento básico, organizações da sociedade civil, universidades, entre outros.

Durante o evento foi reforçada a importância do Programa Produtor de Água na proteção dos recursos hídricos diante à crise climática e situações de desastres. Também foram apresentadas práticas de serviços ambientais, programas de monitoramento e divulgação de resultados. Os participantes também puderam realizar oficinas de capacitação sobre o Programa Produtor de Água.

Sobre o Produtor de Água

Desde 2001, o Programa do Produtor de Água da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apoia projetos e iniciativas de conservação de recursos hídricos no meio rural, com foco na redução da erosão e do assoreamento de mananciais. Os Comitês de Bacia Hidrográfica são apoiadores do Programa do Produtor de Água, e trabalham com outros atores em cada região.