Rio Tijucas

Comitê Tijucas e Biguaçu e municípios buscam recursos com governo de SC para execução de estudo sobre as cheias na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Destaque

25/09/2023

No dia 13 de setembro, aconteceu um encontro entre representantes do Comitê Tijucas e Biguaçu e sua entidade executiva (Instituto Água Conecta), municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE). Participaram da reunião pelo Comitê, seu presidente Danilo da Silva Funke e Fernanda Brasil, Rúbia Girardi pelo Água Conecta, o prefeito Diogo Maciel de Canelinha e também presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis (CIM-GRANFPOLIS); o prefeito de São João Batista, Pedro Alfredo Ramos e pela SEMAE, o  secretário Ricardo Guidi e o técnico Bruno Beilfuss.

O objetivo do encontro foi buscar recursos com o Governo de SC para realização de um estudo integrado sobre as cheias na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Essa demanda surgiu a partir das necessidades identificadas em São João Batista, após as enchentes registradas no final de 2022 no município.

Este estudo possibilitará delimitar com maior precisão as cotas de cheias para os municípios, bem como o impacto nessas cotas, das atividades de aterramento que estão sendo realizadas com a crescente expansão urbana da região. Os municípios também terão diretrizes para o zoneamento urbano e licenciamento ambiental, com a visão do impacto das cheias, auxiliando as ações preventivas de defesa civil.

O CIM-GRANFPOLIS segue angariando esforços para busca de apoio financeiro para execução desse estudo.

Acompanhe as informações do Comitê Tijucas e Biguaçu e saiba mais sobre este estudo!

#Comitetijucasebiguacu #GRANFPOLIS