Rio Tijucas

Comitê Tijucas lança Cartilha da Mata Ciliar

15/03/2012
Acontece na próxima segunda-feira (19 de março) o lançamento oficial da Cartilha da Mata Ciliar do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. O lançamento será durante a cerimônia de abertura do Mês da Água 2012. O evento é aberto à comunidade e ocorre na Câmara de Vereadores de Itapema a partir das 19h.
Com uma abordagem simples e divertida, a cartilha da Mata Ciliar aborda a temática de maneira contextualizada à realidade local, por meio de uma história em quadrinhos. Os personagens, Léo e Nanda, foram inspirados nos vencedores do concurso de redação do ano de 2011 (Leonardo e Fernanda). Durante o enredo da história, o Léo e a Nanda, apresentam as Bacias Hidrográficas do Rio Tijucas, Inferninho, Itapema e Santa Luzia, o ciclo da água, as problemáticas envolvidas com a ausência da mata ciliar e a importância da preservação e recuperação das matas ciliares. Ao final, a cartilha ainda apresenta atividades para que os alunos possam fixar o aprendizado.
Para o presidente do Comitê Tijucas, Djalma Bittencourt, “a Cartilha da Mata Ciliar é importante para a educação dos jovens sobre a preservação do meio ambiente como um todo e em específico sobre a mata ciliar”. Já a Doutora em Gestão de Bacias Hidrográficas e Consultora do Comitê Tijucas, Janaina Maia destaca a importância do papel da educação ambiental nos processos de gestão, uma vez que o conhecimento é a base do empoderamento das comunidades locais.
A cartilha da Mata Ciliar tem como público-alvo alunos do ensino fundamental do 5º ao 9º ano e em breve será distribuída gratuitamente nas escolas dos 13 municípios de abrangência do Comitê Tijucas. A versão digital da Cartilha da Mata Ciliar pode ser conferida em: http://www.aguas.sc.gov.br/sirhsc/biblioteca_visualizar_arquivos.jsp?idEmpresa=22&idPasta=744