Rio Tijucas

DOCUMENTÁRIO SOBRE CANOA BORDADA DE GARAPUVU ESTÁ EM FASE FINAL DE PRODUÇÃO Destaque

31/08/2018

As tradicionais e centenárias canoas bordadas de garapuvu, esculpidas a partir do tronco de uma única árvore, são tema do documentário que está sendo produzido pela equipe técnica do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu e Bacias Contíguas.

Historicamente, essas embarcações subsidiaram a economia da pesca artesanal no litoral de Santa Catarina. O problema é que elas estão desaparecendo cada vez mais rápido. Por conta disso, o documentário tem o objetivo de resgatar essa memória cultural, destacando a importância das embarcações para a comunidade pesqueira.

O projeto, realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2017, iniciou em janeiro e tem previsão de término em outubro deste ano. Foram realizadas pesquisas, captação de imagens, entrevistados pescadores e suas famílias, artesãos que talham este tipo de embarcação, biólogos e historiadores. A próxima fase será a de edição do documentário.

Após finalizado, o vídeo será apresentado gratuitamente em seis seções de exibição nos municípios de Biguaçu, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Itapema, Porto Belo e Tijucas. A previsão é que essas apresentações iniciem em setembro. Também serão produzidas cópias em DVD para serem distribuídas em escolas, Prefeituras, Câmara de Vereadores, entidades e ONGs.

Por Rokelly Pierozan, jornalista