Rio Tijucas

AGENDA AMBIENTAL TEM APOIO DO COMITÊ TIJUCAS-BIGUAÇU Destaque

07/06/2017

Com diversas ações na região o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas marca presença na Semana mundial do meio ambiente. Se a divulgação do Plano de Bacias tem apoio da equipe técnica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); os técnicos e membros da diretoria do comitê contornam a ausência de recursos para garantir que a água continue chegando com quantidade e qualidade na torneira da população.

Com três editais em andamento, o comitê tem alguns desafios no horizonte: a conclusão do Projeto Informar: tubarões e raias, que opera em quatro municípios da Baía de Tijucas, alcançando 100 pescadores e entidades ligadas à pesca e meio ambiente; as capacitações ambientais financiadas pelo Fundo Ecumênico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e a Mostra Fotográfica Itinerantes que vai passar pelos 14 municípios que compõem a bacia hidrográfica.

Divulgando o comitê…
Na manhã desta quarta-feira, 7/6, o assessor de imprensa do Comitê Tijucas-Biguaçu, William Wollinger Brenuvida, a convite da Diretora da Escola do Meio Ambiente de Governador Celso Ramos, Luciara Azevedo de Melo, apresentou o vídeo-documentário que vislumbra as práticas do parlamento das águas aos alunos das escolas municipais: Abel Capela, de Canto dos Ganchos; e Maria Amália Cardoso, da Fazenda da Armação. Além dos alunos, participaram as professoras Silvana Rosa Dionísio, Liliane Nunes Cunha, Silvia Ramos Coelho, Ana Paula Oliveira e Jeane Teixeira; e a técnica do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Angela Rita Cassia Oliveira, representando a APA do Anhatomirim.

Após a apresentação do vídeo-documentário, houve breve debate. A trilha programada para a tarde foi cancelada em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.