Rio Tijucas

Encontros regionais do Plano de Bacias do Tijucas-Biguaçu Destaque

07/06/2017

Tijucas, capital do Vale, foi palco, na noite desta terça-feira, 6/6, da primeira reunião que divulga e informa a população da bacia sobre a importância de um Plano de Bacias. O auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recebeu, além dos membros da equipe técnica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representantes de entidades que compõem o comitê Tijucas-Biguaçu, e interessados. A mesa diretora do evento foi composta pelo presidente do Comitê Tijucas Biguaçu, Adalto Gomes, que é vice-prefeito e secretário de obras no município de Tijucas; pelo prefeito municipal Eloi Mariano Rocha; e também pelo Diretor de Recursos Hídricos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS), Bruno Henrique Beifuss.

O instrumento que serve para melhor planejar e gerenciar o uso dos recursos hídricos em uma bacia hidrográfica é construído, democraticamente, coletivamente com a população dos 14 municípios que compõem as bacias dos rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas. A partir do Plano de Bacias é possível entender qual é o melhor modelo de desenvolvimento socioeconômico de uma região. O Comitê Tijucas-Biguaçu busca a implantação do Plano de Bacias desde 2001.

Os próximos eventos têm data marcada para 7/6, em Nova Trento; e 14/6, em Biguaçu. Mais informações: https://www.facebook.com/comitetijucas/

Por William Wollinger Brenuvida, assessoria de comunicação.