Rio Tijucas

22 de Março: Dia Mundial da Água

20/03/2011
Num primeiro momento nos deparamos com a escassez da água, esta, como fonte de vida de toda a existência do planeta, que atualmente sua preservação se apresenta como um grande desafio mundial.
A cada ano, cerca de 80 milhões de pessoas clamam por seus direitos aos recursos hídricos da Terra, diante do caus desse crescimento demográfico, mantendo esse aumento, quase todos os três bilhões de habitantes que devem ser adicionados à população mundial no próximo meio século nascerão em países que já sofrem de escassez de água.
Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), no cenário atual, menos da metade da população mundial tem acesso à água potável, onde a irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vão para as indústrias e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas não têm acesso a água tratada, 1 bilhão e 800 milhões de pessoas não contam com serviços adequados de saneamento básico. Segundo estes dados, cerca de 10 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças intestinais transmitidas pela água.
O Brasil apresenta a segunda maior reserva de água doce do mundo, entretanto, a abundância deste recurso é inversamente proporcional ao planejamento de sua utilização. Um exemplo claro deste problema se refere ao estado de Santa Catarina, que apesar de possuir grandes reservas de água doce, se destaca no cenário nacional pela falta de planejamento e política eficaz quanto a utilização de seus recursos hídricos, sendo um dos líderes na falta de saneamento básico dentre todos os estados brasileiros.
De acordo com a SOS Mata Atlântica, o desenvolvimento desordenado das cidades, aliado à ocupação de áreas de mananciais e ao crescimento populacional, provoca o esgotamento das reservas naturais de água e obriga as populações a buscar fontes de captação cada vez mais distantes, já nos deparando com sua escassez.
Quando menciono a escassez da água, não me refiro apenas a água quanto fonte essencial da vida, porém com sua falta nos leva a escassez também de alimentos, onde o homem ainda não descobriu (e creio que não descobrirá), um meio de produzir grãos sem utilizar água.
Atualmente quando se fala em grandes exportadores de grãos se refere em exportadores de água, mediante que, para produzir uma tonelada de grãos são necessárias mil toneladas de água. Essa foi à forma mais apropriada encontrada para países que atualmente se defronta com a escassez de água, como é o caso do Médio Oriente e a África do Norte, se estendendo ao Irã e Marrocos. Os conflitos pela água já se fazem sentir nestas regiões, porém há uma estimativa de crescimento populacional maior nesses países inversamente proporcional a quantidade de água que neles dispõem.
A discrepância pela utilização da água é tão grande que em alguns países como é o caso de Gâmbia usa 4,5 litros de água por dia/ habitante, enquanto nos Estados Unidos da América se utiliza em média 500 litros por dia/habitantes.
A água potável está ameaçada não somente pela poluição ou contaminação, mas, sobretudo, pela destruição das matas ciliares e de nossas florestas.
Façamos a diferença, preserve-a!!!
Autoria: Bárbara Meurer - Geógrafa