Rio Tijucas

Comitê da Bacia do Rio Tijucas se reúne com lideranças do município de Nova Trento em prol da Mata Ciliar

27/05/2014

Na última sexta-feira, 23, o presidente do Comitê, Adalto Gomes, e os técnicos, Zenir Atanázio e Aline Tomazi, estiveram reunidos com o prefeito do município de Nova Trento, Gian Voltolini e representantes de Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Trento, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Prefeitura de Nova Trento e EPAGRI. O grupo debateu sobre o cadastro de recuperação da mata ciliar em Nova Trento.

O grupo debateu sobre o cadastro de recuperação da mata ciliar em Nova Trento. O objetivo é cadastrar todos os proprietários de terras degradadas em margens de rios, cachoeiras, cursos d´água e nascentes que desejam recuperar a mata ciliar. A partir deste cadastro, o Comitê buscará apoio material e orientará tecnicamente a recuperação destas áreas, de maneira a beneficiar proprietários e o meio ambiente como um todo.
“Nova Trento tem cerca de 22,54% de suas matas ciliares degradadas, sendo o município com índice de degradação mais baixo da bacia. Ainda assim, o objetivo do Comitê Tijucas é restaurar a maior parte possível das matas ciliares no município de Nova Trento”, avaliou Adalto.
Um dos representantes da Prefeitura, Victor Alisson Gomes, sugeriu que fosse viabilizado o pagamento aos agricultores por serviços ambientais atrelados à recuperação das matas ciliares. Desta forma seria um incentivo maior para que os mesmos façam a adesão ao cadastro. O grupo ficou de verificar esta possibilidade junto aos órgãos ambientais competentes.
O Prefeito Gian Voltolini agradeceu o Comitê Tijucas pela iniciativa e disponibilizou sua equipe para acompanhar os técnicos para a realização deste trabalho. Além disso, as demais lideranças presentes se mostraram comprometidas para dar andamento ao projeto.
O Comitê segue realizando reuniões sobre o cadastro. Nesta quarta-feira, dia 28, o assunto será debatido no município de Major Gercino, e no dia 29, quinta, em Itapema.