Rio Timbó

Comitê Timbó e Entidade Executiva Univille realizam reunião de alinhamento dos trabalhos de 2024

14/02/2024

No dia 06 de fevereiro, no município de Porto União, foi realizada reunião com objetivo de alinhar os trabalhos para o ano de 2024. Na ocasião, reuniram-se na sede do Comitê o Presidente Sr. Inacio Faerber, a membra representante da Prefeitura Municipal de Porto União, Sra. Adriana Weber, o Coordenador Técnico da Entidade Executiva Univille, Sr. Sergio O. Fischer, e o técnico bolsista da Entidade Executiva Univille, Sr. Pedro Rey.

Entre os assuntos da pauta, foi discutido inicialmente questões sobre a próxima AGO, prevista para dia 6 de março, onde será apresentado além das questões regimentais de relatório de atividades e prestação de contas do ano anterior, será lançado o edital das Assembleias Setoriais Públicas, para renovação das Entidades-membro do Comitê com mandato para os próximos quatro anos. Além disso, discutiu-se sobre alguns temas e palestrantes para o Plano de Capacitação e a continuidade das ações para o Plano de Comunicação e Mobilização Social. Neste contexto levantou-se a importância do engajamento e fortalecimento dos membros do Comitê.

Seguindo os assuntos propostos, sobre a realização do ERCOB em Florianópolis, o qual será levantado entre os demais membros a possibilidade de participação, representando o Comitê Timbó e a participação da equipe técnica da Entidade Executiva. O evento promovido pelo Fórum SC de Comitês de Bacia, em parceria com SEMAE e IMA, além dos Fóruns PR e RS é a primeira edição neste formato reunindo os três Estados do Sul do Brasil visando o fortalecimento das questões hídricas e gestão integrada entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Sergio e Pedro comentaram ainda sobre a continuidade do Planejamento Estratégico, o qual será proposto junto aos membros a realização de encontro presencial, verificando a melhor ocasião em função das ASPs, e apresentaram também questões sobre o projeto de monitoramento de qualidade de água, que será realizado a entrega dos equipamentos e capacitação na próxima semana em Joinville, e definição dos pontos para amostragem.

Relatamos ainda a presença do Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Porto União Sr. Carlos Santos, que na oportunidade explanou sobre alguns trabalhos e projetos, e a parceria do Comitê Timbó para o evento comemorativo do Dia da Água dia 22 de março com atividades previstas na comunidade e entidades parceiras engajadas nas ações ambientais da região.

Por fim, comentou-se sobre o fechamento de 2023, entrega de relatórios junto à FAPESC e SEMAE, e as metas e indicadores de trabalho planejados para o decorrer de 2024, as reuniões previstas, e relatos sobre ofícios e e-mails recebidos.