Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

COMITÊ RIO JACUTINGA PARTICIPA DA COMISSÃO PRÓ-CRIAÇÃO COMITÊ DA BACIA DO RIO URUGUAI

22/05/2012
"Representantes do Comitê da Bacia do Rio Jacutinga participaram de reunião Pró-Formação do Comitê da Bacia do Rio Uruguai. A reunião para discussão e articulação para criação do “Comitê do Rio Uruguai"" aconteceu no dia 23 de maio de 2012, no auditório da Universidade Regional Integrada (URI) na cidade de Erechim/RS. Para o engenheiro agrônomo da Epagri Vilmar Comassetto, que foi um dos representantes do Comitê Jacutinga na reunião, “a criação do Comitê do Rio Uruguai é importante, pois nossa região ainda se ressente dos efeitos negativos da estiagem e ações de gestão eficiente da água precisam ser ampliadas a fim de evitar prejuízos econômicos, ambientais e socais decorrentes desse fenômeno”. Os comitês de bacia tanto estaduais quanto federais através da união de esforços entre os órgãos de governo, sociedade civil e usuários de água podem realizar um importante trabalho conjunto neste sentido. Segundo Comassetto, “para as questões envolvendo a água não há fronteiras e todos devem fazer parte do seu uso e da busca de soluções”, finaliza.
Como resultado da reunião houve a criação de uma Comissão formada por 10 representantes de comitês de bacia de Santa Catarina e Rio Grande do Sul que tem a função de organizar todo o processo de mobilização para a criação do Comitê da Bacia do Rio Uruguai. Uma decisão já tomada pela comissão foi de formar diferentes grupos de trabalho para a organização de um evento no dia 02 de agosto em Itá (SC), a fim de trocar experiências com outros comitês interestaduais já formados. Aproveitando a reunião será formalizado um protocolo de intenções entre os governos de SC e RS e demais entidades envolvidas, avançando assim na proposta de criação do referido comitê.
O objetivo da formação do comitê federal da região hidrográfica do Rio Uruguai é realizar a gestão integrada dos recursos hídricos que abrangem os estados do RS e SC, parte da Argentina e Uruguai. No território brasileiro, são abrangidos, neste contexto, 16 comitês estaduais, sendo 11 do RS e 05 de SC. A Região Hidrográfica do Uruguai tem grande importância para o País em função das atividades agroindustriais desenvolvidas e pelo seu potencial hidrelétrico. O Rio Uruguai possui 2.200 quilômetros de extensão e se origina da confluência dos Rios Pelotas e Canoas. Cerca de 3,8 milhões de pessoas vivem na parte brasileira da região hidrográfica do Uruguai, com maior concentração nas unidades hidrográficas de Chapecó, Canoas, Ibicui e Turvo.
"