Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Agências de água alertam para estiagem prolongada Destaque

22/04/2020

“Recomenda-se a intensificação de medidas de preparação e mitigação dos impactos pelos prestadores de serviços, bem como o uso racional e consciente dos usuários de recursos hídricos e população de modo geral, pois a situação de estiagem nas áreas mais críticas do estado ainda pode se prolongar por período indeterminado”. A mensagem de alerta faz parte do Boletim Hidrometeorológico Integrado Voltado para Abastecimento Urbano, divulgado na segunda-feira, 13 de abril de 2019, pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC), Secretaria Executiva do Meio Ambiente de Santa Catarina e Defesa Civil. A recomendação se baseia em estudo sobre as condições atuais da estiagem no Estado e a previsão de chuva para o restante do mês de abril.

O relatório indica que nas quatro bacias hidrográficas do Oeste (Rio das Antas, Rio Chapecó-Irani, Rio Jacutinga e Rio do Peixe) houve uma pequena melhora na situação nos últimos dias, mas nas demais bacias, Canoas, Timbó, Itapocú, Itajaí, Tijucas e Araranguá, além da grande Florianópolis, houve agravamento.

Os dados obtidos com a EPAGRI/CIRAM, INMET e CEMADEN apontam que entre os dias 01 e 12 de abril houve uma redução da precipitação de 60% em relação quantidade normal de chuva mensais em Santa Catarina. O percentual é usado como critério para determinar um período de estiagem.

O boletim informa também que no período entre 21 e 28 de abril, a previsão é de dias secos intercalados com dias um pouco mais úmidos com a atuação de sistemas de alta pressão, ou seja, predomínio de tempo estável, sem chuva. Deve chover entre 10 e 25 mm, em média, acumulados que não são suficientes para espantar a estiagem.

Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental, Rafael Leão, presidente da Ecopef, entidade que presta assessoria técnica aos quatro comitês de bacia do Oeste, as informações divulgadas servem de alerta também para a população fazer o uso racional e consciente da água. “Nosso trabalho é manter a população informada sobre situações como esta e lembrar a todos que estamos num período de falta de água bem preocupante e que é preciso evitar desperdícios”, disse.

Finalmente, um mapa colorido mostra os 70 municípios que estão em estado de normalidade frente a estiagem, 35 em estado de atenção, 39 em estado de alerta e 21 em estado crítico. Os municípios em estado crítico esta exibidos em vermelho (figura 1).