Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do

Rio Jacutinga e Bacias Contíguas

Comitê do Rio Jacutinga elabora Cartilha sobre Manejo e Manutenção de Cisternas Destaque

09/04/2020

O Comitê Jacutinga, com o apoio de diversas entidades parceiras, concluiu a elaboração de uma cartilha sobre o funcionamento e as técnicas de manejo e manutenção dos sistemas de aproveitamento da água da chuva mais comumente utilizados no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. A publicação “Cartilha - Manejo e Manutenção de Cisternas” demonstra, com o auxílio de fotografias, desenhos e gráficos, que saber utilizar a água da chuva é uma alternativa promissora para garantir a segurança hídrica das propriedades rurais. Os autores também destacam o uso dessa água como uma importante ferramenta para a gestão dos recursos. De acordo com Dr. Alexandre Matthiensen, presidente do Comitê Jacutinga, o trabalho é resultado de vários anos de acompanhamento de sistemas de captação e armazenamento de água da chuva em propriedades rurais de SC, buscando conhecer as vantagens e os principais problemas dessa importante fonte de água. “O aproveitamento da água da chuva é, acima de tudo, uma atitude de consciência ambiental e preocupação com o uso sustentável desse valioso recurso natural”, concluiu ele.

A cartilha apresenta ainda dados atualizados sobre índices pluviométricos, cadastramento, sistemas de coleta e filtração, e recomendações de manejo segundo a nova norma brasileira ABNT NBR Nº 15527, de 2019.

Os resultados apresentados fazem parte de experiências e estudos de pesquisadores de entidades como a Embrapa Suínos e Aves, Consórcio Lambari, Epagri, Universidade do Contestado - Campus Concórdia e Universidade Federal de Santa Catarina.

A publicação, com uma tiragem de mil exemplares, deve ser lançada no mês de abril, mas ainda não tem data definida em função das medidas de isolamento social provocada pela pandemia do novo Coronavírus.

Outros apoiadores: Prefeitura Municipal de Concórdia; BioTer – Proteção Ambiental; LJS – Soluções Ambientais; Avesuy Projetos Ambientais; Lappa – Engenharia e Meio Ambiente; Ecopef; Fapesc; Sindicarne e MAPA.