Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Comitê Rio do Peixe participa da reunião do Conselho do Bosque Modelo de Caçador

Super User
No dia 18 de fevereiro, às 14:00 h na Prefeitura Municipal de Caçador, aconteceu reunião do Conselho do Bosque Modelo de Caçador, o qual o Comitê do Rio do Peixe faz parte. Representaram o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, o Consultor Técnico Eng. Mauricio Perazzoli e o Membro do Conselho consultivo Eng. Júlio César Moschetta da Silva. O objetivo da reunião foi discutir, aspectos da realidade sócio-econômica e ambiental da região e de que forma a população poderia ser beneficiada com a criação do BM, por meio de programas, projetos e ações promovidos pela sociedade civil e pelas instituições públicas. Além dos membros do conselho do BM, participou da reunião o gerente da Rede Iberoamericana de Bosques Modelo (RIABM), Dr. Fernando Carrera, da Costa Rica.

Os Bosques ou Florestas Modelo (BM) constituem um processo voluntário de alianças participativas, por meio das quais indivíduos e grupos representando valores e interesses diversos trabalham conjuntamente, visando o desenvolvimento sustentável de um território (paisagem) onde a floresta desempenha um papel importante. Para a Embrapa, a região de Caçador possui notadamente, vocação florestal, sendo que este componente se insere de forma marcante na paisagem.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, acredita que a conservação integrada entre floresta e água é uma estratégia de fundamental importância. Floresta e Água se completam, assim a preservação de uma depende diretamente da preservação da outra. Com a criação do BM no município de Caçador além de toda biodiversidade local também toda a comunidade vai ser beneficiada, pois ele traz embutidos na sua formação relevantes aspectos de proteção ambiental e mobilização social.
Ler 810 vezes