Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Câmara Técnica de Crise Hídrica valida questionário para diagnóstico das propriedades rurais da micro bacia do Rio Água Doce Destaque

Comitê Rio do Peixe

Na terça-feira, dia 12, foi realizada a reunião da Câmara Técnica de Crise Hídrica do Comitê Peixe. O tema central do encontro foi a análise e validação do questionário de diagnóstico das propriedades rurais da micro bacia do rio Água Doce. O objetivo da iniciativa é obter informações sobre a caracterização dos usuários de água do meio rural na microbacia do rio Água Doce, caracterizando as demandas e disponibilidades hídricas da propriedade para auxiliar o Estado, municípios e usuários de água na gestão dos recursos hídricos e na tomada de decisão para diminuir os efeitos dos períodos de escassez hídrica.

O questionário comporta questões sobre as atividades produtivas das propriedades, a demanda e a disponibilidade hídrica, a existência de reservatórios de água e a geração de efluentes. O lançamento dessa ferramenta irá ocorrer no próximo dia 20 de setembro, no VII Seminário Regional da Água, que será realizado no município de Água Doce. Será uma oportunidade para a divulgação do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Câmara Técnica e também para gerar uma aproximação entre o Comitê, a gestão pública e os produtores rurais.

Ainda, no fim da reunião, o representante da UNIARP, Roger Francisco de Campos, apresentou dois projetos que coordena junto à Universidade: Monitoramento da Qualidade da Água e Ecobarreiras. Os membros da Câmara Técnica ficaram entusiasmados com a execução dos projetos no município de Caçador e viram a possibilidade de expandi-los para outros municípios da bacia, devido à sua importância.

Ler 698 vezes