Rio do Peixe e Bacias Contíguas

VIII Fórum do Comitê Rio do Peixe

Super User
Cerca de 70 pessoas, entre membros do comitê, gestores públicos, profissionais da área, estudantes e a comunidade em geral, participaram no dia de hoje, 15/08/2013, em Treze Tílias do VIII Fórum do Comitê Rio do Peixe, que teve como tema neste ano: Captação, Armazenamento e Utilização da Água da Chuva.

Cerca de 70 pessoas, entre membros do comitê, gestores públicos, profissionais da área, estudantes e a comunidade em geral, participaram do dia de hoje, 15/08/2013, em Treze Tílias do VIII Fórum do Comitê Rio do Peixe, que teve como tema neste ano: Captação, Armazenamento e Utilização da Água da Chuva.

A realização do VIII Fórum do Comitê Rio do Peixe foi uma promoção do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Treze Tílias, da Unoesc – Universidade do Oeste de Santa Catarina, da Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, do Hotel Tirol, da SDS – Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e das SDRs de Joaçaba, Caçador e Videira.

Na parte da manhã, o evento contou com a palestra intitulada: Técnicas e Metodologias de Armazenamento da Água da Chuva, ministrada pelo Eng. Msc. Sanitarista Yuri Vieira de Oliveira, da Epagri/Ciram. No horário do almoço os participantes puderem prestigiar uma apresentação cultural do grupo de dança Schuhplattler. No início da tarde aconteceu uma apresentação sobre o Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos, ministrada pelo Eng. Robson Luiz Cunha, Técnico da Diretoria de Recursos Hídricos-DRHI e da Coordenação do Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos no estado de Santa Catarina. E para finalizar o evento o Eng. Civil Rodrigo Mendes, professor da Unoesc Videira, explanou sobre Água da Chuva - Aproveitamento de Coberturas em Áreas Urbanas para fins não potáveis. Na área externa do local do evento foi possível também observar um protótipo de um sistema de Coleta e Armazenamento da Água da Chuva.

Nos últimos anos, nossa região vêem sofrendo constantemente com os problemas relacionados à escassez de água. Uma alternativa para amenizar esses transtornos decorrentes das secas, é o armazenamento e utilização da água da chuva. Dessa forma o VIII Fórum teve como objetivo principal envolver a população em assuntos relacionados à gestão eficiente dos recursos hídricos e apresentar técnicas e metodologias sobre ao aproveitamento da Água da Chuva em nossa região.
Ler 894 vezes