Rio do Peixe e Bacias Contíguas

Reunião sobre o Bosque Modelo de Caçador

Super User
Representantes do Comitê Rio do Peixe participaram hoje, dia 25 de julho (quinta-feira), da Reunião sobre o Bosque Modelo de Caçador. A mesma ocorreu das 09:00 às 11:00 h, no plenário Joaquim Scolaro da Câmara Municipal de Vereadores de Caçador.
O Bosque Modelo Caçador é o terceiro a ser criado no Brasil e o primeiro na região Sul, sendo os outros o BM Mata Atlântica e o BM Pandeiros, ambos no estado de Minas Gerais. Atualmente o Serviço Florestal Brasileiro – parceiro da Embrapa Florestas em projetos como o Inventário Florestal Nacional – é o representante do Brasil no Diretório da Rede Iberoamericana de Bosques Modelo.

O processo de criação do Bosque Modelo de Caçador acontece desde o ano de 2002 e o Comitê Rio do Peixe vem acompanhando os trabalhos desde o ano passo, onde faz parte da comissão de criação da organização institucional e dos grupos de trabalho.

Os Bosques Modelo buscam o desenvolvimento sustentável de uma paisagem ou território onde a floresta desempenha um papel importante. Por isso, contribuem para redução de pobreza, valorização dos produtos não madeiráveis e busca de alternativas de renda para toda a população, aliados à conservação dos recursos naturais. Com a inclusão de Caçador, o número de Bosques Modelo passa a ser 59, distribuídos em 14 países da América, Ásia, África e Europa, contemplando mais de 31 milhões de hectares. O Bosque Modelo Caçador (BMC) tem sua área núcleo na Estação Experimental da Embrapa em Caçador, gerenciada como campo experimental da Embrapa Florestas (Colombo/PR), com uma reserva florestal de mais de mil hectares.

Ler 846 vezes