Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Evento sobre agricultura sustentável acontecerá em Bandeirante Destaque

05/04/2024

No próximo dia 15 de abril, segunda-feira, será realizado no município de Bandeirante o 9º evento “Solo e Água: Patrimônio da Vida". A iniciativa, que será ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Cesar Alexandre Bourscheid, é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do município e a Epagri municipal de Bandeirante-SC.

O encontro tem como público-alvo agricultores familiares, abordando a utilização de insumos biológicos no cultivo e como estes podem reduzir custos e promover a sustentabilidade no cotidiano produtivo. Diante dos desafios ambientais enfrentados na atualidade, o encontro propõe uma reflexão sobre a conservação dos recursos naturais, fomentando o uso consciente em benefício de toda população.

Os objetivos do encontro estão alinhados a temáticas abordadas em edições anteriores. Em 2021, a ênfase esteve nas Previsões Climáticas; enquanto em 2022 e 2023, esteve em foco a agropecuária de baixo carbono. O encontro deste ano ocorrerá às 9h30, na Câmara Municipal de Vereadores do município de Bandeirante-SC.

As entidades promotoras deste evento, Prefeitura Municipal de Bandeirante e Epagri são organizações-membro do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu desde 2019. O trabalho desenvolvido pelas organizações-membro do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, fomentam os debates acerca da preservação dos recursos hídricos, e tem sido fundamental para que o tema “água” esteja permanentemente no topo das discussões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. O CBH apoia iniciativas que tenham esse viés e que colaborem para o fortalecimento das temáticas hídricas.

O Seminário será mais um acontecimento singular para tratar sobre duas temáticas fundamentais que são o Solo e Água.   Desde o ano passado, o CBH está inserido no Projeto Uruguai-Oeste de Comitês de Bacias Hidrográficas, que tem como Entidade Executiva a Universidade do Contestado e como Agência Financiadora a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC).