Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu representado no ERCOB SUL Destaque

28/03/2024

O Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, sempre atento aos debates sobre as temáticas hídricas, participou do I ERCOB Sul (I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil) que aconteceu na cidade de Florianópolis nos dias 20, 21 e 22 de março. Os representantes do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu acompanharam atentamente as explanações dos conteúdos disponibilizados durante o evento – um momento singular para o aprofundamento das temáticas inerentes aos recursos hídricos.

O objetivo do I ERCOB Sul, que contempla os três estados do Brasil, foi promover a gestão integrada dos recursos hídricos e fortalecer a cooperação entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, otimizando estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios comuns, como eventos climáticos extremos e escassez hídrica.

Na programação, ocorreram capacitações em recursos hídricos e abordagem dos temas: Educação Ambiental voltada à gestão dos recursos hídricos e experiências exitosas dos Comitês de Bacias. Além dos temas, Panorama, avanços e desafios dos Comitês; Conflitos, outorgas, mediação e escassez de água; Ações estruturais e não estruturais para minimizar impactos das secas e inundações (segurança de barragens) e Monitoramento Hidrometeorológico e protocolos de ação para eventos hidrológicos críticos. Finalizando com os debates sobre os Avanços, desafios e perspectivas para a implementação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas da região Sul; Fortalecimento e sustentabilidade dos Comitês e órgãos gestores – Cobrança pelo uso dos recursos hídricos; Gestão compartilhada de bacias interestaduais – Uruguai-Iguaçu. Essa foi mais uma importante oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos e compartilhamento de informações.

“O evento foi um sucesso, muito bem organizado e os assuntos debatidos durante os três dias foram significativamente relevantes. Ele foi especialmente importante para que os participantes tivessem clareza de como cada estado da região Sul avançou na implementação da política nacional de recursos hídricos. Considero que o ERCOB representou uma ótima oportunidade de capacitação para atuação como representante do segmento da população de bacia e, com isso, poder contribuir nos assuntos abordados no CBH. Além disso, o encontro trouxe muitos exemplos práticos relacionados à educação ambiental e hidrologia, que poderão ser aplicados na minha atuação docente”, destaca Dolores Wolschick, professora do Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São Miguel do Oeste e representante titular no Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu.