Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu dá início ao Planejamento Estratégico Destaque

16/12/2023

Representantes das organizações-membro do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu se reuniram na tarde do dia 11 de dezembro, nas dependências do Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste para o primeiro encontro do Planejamento Estratégico do Comitê. Estiveram presentes doze representantes dos diferentes segmentos, incluindo representantes do governo, população da bacia e usuários de água, que participaram de maneira dinâmica das atividades. O número de participantes foi considerado significativo pela diretoria do Comitê, uma vez que representou 40% das organizações-membro.

As atividades foram conduzidas pelo Técnico em Gestão Ambiental da Entidade Executiva UNC, o Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Rafael Leão, que também contou com o apoio da Assessora Técnica do Comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, a Engenheira Agrônoma, Alessandra Kieling.

Num primeiro momento, Rafael abordou o tema de forma introdutória, apresentou que um dos principais objetivos deste trabalho é provocar uma reflexão de longo prazo e construir de forma democrática metas e estratégias em prol da gestão da água no território, fortalecendo a atuação do Comitê Antas. Em seguida, explanou sobre o cronograma e a metodologia de trabalho utilizada neste primeiro encontro, o qual teve como foco a Análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas, ameaças), ou seja, a análise dos fatores positivos e negativos, internos e externos, que afetam a organização e seus serviços. Uma revisita ao Planejamento Estratégico também foi realizada, visando recapitular os planos elaborados no ano de 2020-2021.

Divididos em grupos, os representantes das organizações receberam material didático, orientação metodológica e foram estimulados a refletirem e concomitantemente descreverem os principais pontos relacionados às forças, oportunidades, fraquezas, ameaças que o Comitê possui atualmente. Posteriormente, houve a troca de conteúdo produzido pelos grupos, o que permitiu uma análise coletiva que resultou na comparação da diversidade de pensamentos, no compartilhamento de ideias e experiências.

Finalizando as atividades, os grupos novamente se uniram e todo o conteúdo produzido foi ordenado no quadro em formato de matriz. De maneira organizada, os participantes avaliaram e atribuíram notas a cada ponto elencado para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em que o Comitê está exposto.

Todo o conteúdo que foi construído neste primeiro encontro resultará em um relatório e será apresentado aos representantes das organizações-membro do Comitê.

Junto às metas já determinadas no Plano de Recursos Hídricos do comitê, elaborado e aprovado em 2018, este planejamento estratégico pretende subsidiar o caminho a ser trilhado para os próximos 5 anos. O próximo encontro acontecerá no primeiro trimestre de 2024, e para oportunizar maior participação por parte das entidades, será realizada uma pesquisa junto às trinta organizações para saber a melhor data e metodologia a ser adotada.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Grupo Uruguai/Oeste