Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Avaliação Integrada da Bacia do Antas é apresentada em Audiência Pública Destaque

24/08/2023

A empresa Desenvolver Engenharia e Meio Ambiente apresentou no dia 26 de julho em Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste um estudo que contempla a Avaliação Integrada da Bacia Hidrográfica (AIBH) do rio das Antas, localizado no extremo oeste do estado de Santa Catarina, compreendendo o Rio das Antas, que nasce da junção dos rios Lajeado Grande e Jacutinga, na divisa entre os Municípios de São José do Cedro e Palma Sola, até sua foz no rio Uruguai, no Município de Mondaí.  O objetivo do estudo é avaliar as alterações ambientais causadas por um conjunto de aproveitamentos hidrelétricos localizados na mesma bacia hidrográfica. A intenção é que toda população tenha ciência dos impactos gerados pela instalação das hidrelétricas na região. O levantamento seguiu as orientações estabelecidas no Termo de Referência, protocolado junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Destaca-se nesta Avaliação Integrada da Bacia Hidrográfica (AIBH) do rio das Antas, a aplicação de ferramentas de modelagem ambiental, que demonstram as alterações potenciais na hidráulica do rio e sua influência nos padrões de qualidade, na fauna aquática, bem como proteção futura quanto à formação florística por meio de técnicas projetadas para a ecologia da paisagem, apresentando um cenário com as condições que podem ser atingidas a partir da formação das futuras APP’s dos reservatórios que por ventura venham a ser licenciados e instalados. As análises foram organizadas em horizontes de planejamentos de curto, médio e longo prazo, considerando diversos cenários de avaliação, incluindo a não implantação dos empreendimentos hidrelétricos inventariados.

Atualmente há 09 aproveitamentos hidrelétricos em operação na Bacia do rio das Antas, que juntos totalizam 40,7 MW de potência instalada. Desses, apenas 03 se localizam no rio das Antas propriamente dito, e produzem, juntos, 31,9 MW. Planeja-se a instalação de outros dez empreendimentos, sendo esses 05 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) e 05 PCH’s. Todos os empreendimentos apresentarão potência variando de 0 a 5 MW, e de 5 a 30 MW, respectivamente.

A Avaliação Integrada da Bacia Hidrográfica (AIBH)  da bacia hidrográfica do Rio das Antas, compreende os empreendimentos hidrelétricos CGH do Chapéu, PCH Lombo do Cavalo, CGH Nova Seara, PCH Garça Branca, CGH Sanga Gomes, CGH Benessere, CGH Barra Bonita, PCH São Jorge, PCH Rabo de Galo, PCH Flor do Sertão, PCH Fortaleza, PCH Riqueza e PCH Mondaí, relacionando-as com aspectos socioambientais, físicos, bióticos e a compatibilização ou não desses empreendimentos de geração de energia hidrelétrica em relação aos cenários futuros de curto, médio e longo prazo. Além disso, o estudo busca diagnosticar os usos atuais do solo, recursos hídricos e seus cenários tendenciais; Identificar planos e projetos co-localizados potencialmente relacionados com o aproveitamento hidro energético no âmbito dos governos federal, estadual e municipal, bem como junto à iniciativa privada e demais organizações da sociedade civil e avaliar os efeitos sinérgicos e cumulativos dos empreendimentos que compreendem o presente estudo em cenários de curto, médio e longo prazo.  O estudo completo pode ser visualizado no site do IMA: www.ima.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Programa de Fortalecimento dos Comitês do Uruguai/Oeste_UNC