Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

Benditos rios! Destaque

18/08/2023

Conhece o rio mais próximo de onde você mora ou trabalha? Sabe sua história e o porquê do nome? Os rios desempenham funções ecológicas, sociais, econômicas, ambientais e contribuem positivamente para todas as formas de vida do seu entorno. Por isso, os rios deveriam ser considerados como seres vivos! E todo ser vivo, deve ser cuidado, protegido e/ou defendido em sua plenitude. Afinal, muitos rios alimentam vidas e são fundamentais para a biodiversidade ao seu entorno, principalmente, e contribuem positivamente para aspectos sociais, ambientais, dentre outros. Os rios fazem parte da história geológica da Terra. São, portanto, patrimônios naturais. Muitos foram e ainda são fundamentais para a disponibilidade de alimentos à sociedade humana, por meio da oferta de peixes, bem como, foram e são caminhos ou possibilitam o trânsito humano (navegação) de um local para outro. Atualmente, a procedência da maior parte das águas das cidades que abastecem a população humana para consumo humano e demais usos é proveniente dos rios. No entanto, não é preciso ir longe para ver como, de maneira geral, a sociedade humana trata os nossos rios. A partir da Idade Moderna, sobretudo na Contemporânea, a sociedade humana passou a maltratar os rios, poluí-los, retificá-los, canalizá-los, assim por diante. Em muitas situações, os rios foram transformados em latrinas ou “esteiras rolantes” do lixo e dos resíduos produzidos pela sociedade humana. Sabe-se que os rios possuem certa capacidade de se autodepurarem ao longo do percurso. No entanto, devido à quantidade de lixo e resíduos jogados em muitos deles, os mesmos ficam incapacitados de recuperação. Por isso, rios podem ser denominados, “rios mortos”! E com eles, morrem parte da nossa história e dos seres vivos do seu entorno. Até quando continuaremos nesta lógica de maltratar, ignorar, desprezar e por que não dizer, assassinar os rios? Agora pare, pense e responda: Você sabe o nome do rio mais próximo de onde você mora? Sabe o nome do principal rio do seu município? O nome dos principais rios do seu município, estado ou país? Em relação ao rio mais próximo da sua residência: Sabe o porquê de tal nome? Sabe onde ele nasce, por onde passa e onde ele vai desembocar? Sabe a sua história? Para que serviu e serve? Como era e como está? Que ações você já fez em prol da defesa da qualidade e quantidade das águas dos rios? Podemos recuperar, melhorar e qualificar as águas dos nossos rios? Sim, é possível. Basta querer! Uma das primeiras ações é estancar os focos de poluição, pois os rios têm a capacidade de se autodepurarem. Que tal uma pegada ou um movimento amplo, consistente, de entusiasmo e com ações em defesa e melhoria dos nossos rios locais e regionais? O desafio está lançado!

Texto Elaborado pelo Coordenador Geral do Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina do Grupo Oeste/Uruguai e Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC), Sr. Jairo Marchesan e pela mestranda no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado (UnC), Princela Santana da Cruz.