Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

A participação das comunidades locais nos comitês de bacias hidrográficas de Santa Catarina: desafios e boas práticas Destaque

01/08/2023

A participação das comunidades locais nos comitês de bacias hidrográficas de Santa Catarina é de extrema importância para garantir uma gestão participativa e democrática dos recursos hídricos. No entanto, essa participação enfrenta desafios e pode se beneficiar de boas práticas.

Um dos desafios é a falta de conhecimento e conscientização das comunidades sobre a importância dos comitês de bacias e o papel que desempenham na gestão dos recursos hídricos. É necessário investir em educação ambiental e na divulgação das atividades dos comitês, para engajar e informar as comunidades sobre a relevância da sua participação.

Além disso, muitas vezes há dificuldades logísticas e de acesso à informação, principalmente em comunidades mais afastadas ou com poucos recursos. É importante promover a inclusão e facilitar o engajamento das comunidades, fornecendo canais de comunicação acessíveis, como reuniões locais, boletins informativos ou até mesmo o uso de tecnologias digitais para promover a participação remota.

Outro desafio é garantir que as vozes das comunidades sejam ouvidas e consideradas nas decisões dos comitês. É fundamental criar espaços de diálogo e tomar medidas para que as comunidades se sintam representadas e tenham a oportunidade de expressar suas preocupações, conhecimentos e propostas. A participação deve ir além de uma mera formalidade, buscando-se a efetiva influência das comunidades nas tomadas de decisões.

Por outro lado, boas práticas podem fortalecer a participação das comunidades nos comitês de bacias. É importante promover a capacitação e o empoderamento das lideranças locais, para que possam representar efetivamente suas comunidades nos processos de tomada de decisão. Além disso, a criação de mecanismos de incentivo à participação, como a disponibilização de recursos técnicos e financeiros para projetos locais, pode estimular o engajamento das comunidades.

Também é fundamental fomentar parcerias e redes de colaboração entre os comitês de bacias, as comunidades locais e as organizações da sociedade civil, para fortalecer a participação e promover a troca de experiências e conhecimentos.

Em resumo, a participação das comunidades locais nos comitês de bacias hidrográficas de Santa Catarina enfrenta desafios, mas pode ser fortalecida por meio de boas práticas. É necessário investir em educação, conscientização e inclusão, garantindo que as vozes das comunidades sejam ouvidas e consideradas nas tomadas de decisões. Com uma participação efetiva das comunidades, é possível promover uma gestão mais democrática, sustentável e responsável dos recursos hídricos em nosso estado.

Se liga no próximo PAPO DIREITO do comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, falaremos sobre a Integração Social entre os comitês de bacia e o SINGREH de SC.