Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das

Antas, Bacias Hidrográficas Contíguas e Afluentes

Catarinenses do Rio Peperi-guaçu

ANTAS E AFLUENTES DO PEPERI-GUAÇU: ITAPIRANGA COMEMORA DIA DO MEIO AMBIENTE Destaque

20/06/2023

No último dia 5 de junho, a Prefeitura Municipal de Itapiranga que é uma das organizações-membro do comitê Antas e Afluentes do Peperi-guaçu, promoveu uma programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ocasião contou com várias ações práticas e também de conscientização sobre a importância de preservar-se a natureza e os recursos hídricos.

De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e representante titular no comitê, Euzébio Tavares Filho, o município colocará, em breve, adesivos nas lixeiras com informações sobre dias e horários da recolha do lixo. Tavares comenta que é preciso evoluir nos cuidados quanto ao depósito de lixo, e ressalta o papel das ações conscientizadoras neste sentido.

Entre as atividades, houve a distribuição de material informativo sobre horários e dias da coleta de lixo, que são diferentes no centro da cidade e bairros - com total de sete regiões. Outra ação, ainda a ser realizada, é fruto da parceria com a Associação dos Amigos do Rio Uruguai (AARUI), e envolve a instalação de placas informativas com frases de impacto.

Ainda segundo Tavares, o município já estabeleceu parceria com um grupo de donos de barcos para passeios no Rio Uruguai a partir do Porto da AARUI, na Praça dos Pioneiros. Uma iniciativa de grande importância também corresponde à limpeza com poda na vegetação às margens do Rio Uruguai, evitando o acúmulo de lixo, além da distribuição de mudas de árvores nativas e ainda a limpeza as margens da SC 163, ambas já finalizadas.

As comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente incluíram ainda palestras e capacitações para professores, agentes de saúde e lideranças dos grupos de idosos visando disseminar as informações a partir destas pessoas. O êxito da data reflete o comprometimento do Poder Público em parceria com as entidades em abordar o assunto com nitidez e engajamento.