Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográfica do

Rio Cubatão, Rio da Madre e Bacias Contíguas

Nova capacitação online do Comitê Cubatão e Madre aborda “Os desastres naturais na Bacia Hidrográfica e as soluções baseadas na natureza” Destaque

22/05/2024

No dia 13 de junho, o Comitê Cubatão e Madre, em parceria com o Instituto Água Conecta, realizará uma capacitação online e gratuita focada no tema “Os desastres naturais na Bacia Hidrográfica e as soluções baseadas na natureza”. Diante das mudanças climáticas e graves cenários de desastres naturais no Brasil e no mundo, é essencial buscar alternativas e pensar em caminhos para prevenir e preparar melhor os municípios, principalmente contra os eventos hídricos.

A capacitação é aberta para a comunidade e membros do Comitê Cubatão e Madre, e contará com a presença de profissionais convidados que abordarão iniciativas e projetos realizados no Estado. Um dos destaques do evento é a participação da Coordenadora da Defesa Civil de São João Batista na época do desastre de 2022 no município e atual Diretora Executiva da Fundação do Meio Ambiente (FUMAB). Sua palestra abordará os avanços de São João Batista e as medidas para preparação contra novos eventos hídricos.

O evento também abordará “A importância da sala de situação para a gestão dos riscos de desastres naturais”, com Guilherme Xavier de Miranda Junior da Epagri CIRAM. A Sala de Situação funciona como uma rede de monitoramento e alerta de eventos climáticos extremos, como secas e inundações, e é um importante recurso para gestão e planejamento nos municípios.

Confira a programação completa:
13h30 às 14h00: O papel do comitê na gestão de desastres naturais (Dra. Camila Andréa Ramos - Instituto Água Conecta)
14h00 às 14h30: Política nacional de proteção e defesa civil (Dra. Talita Montagna - Instituto Água Conecta)
14h30 às 14h45: Perguntas 1º Bloco
14h45 às 15h30: O manejo da água pluvial e as soluções baseadas na natureza (Ma. Alondra Perez - Instituto Água Conecta)
15h30 às 16h15: Gestão de risco de desastres em áreas inundáveis (Dr. Adilson Pinheiro - Instituto Água Conecta)
16h15 às 16h30: Perguntas 2º Bloco
16h30 às 17h15: A importância da sala de situação para a gestão dos riscos de desastres naturais (Guilherme Xavier de Miranda Junior - Epagri CIRAM)
17h15 às 17h45: Desastre de 2022 e 2024 em São João Batista, aprendizados (Fernanda Brasil - PM São João Batista)
17h45 às 18h00: Perguntas 3º Bloco

+3h00: Atividades assíncronas

O papel do Comitê de Bacias em situações de Desastres Naturais

Uma questão recorrente entre os Comitês de Bacia é sobre as formas de atuação e atribuições dos Comitês de Bacias Hidrográficas em situações de desastres naturais. A nova capacitação do Comitê Cubatão e Madre, junto ao Instituto Água Conecta, abordará as inúmeras atribuições e as diferenças de atuação dos Comitês de Bacia. Além de atuar na prevenção e no período após os eventos, os Comitês tem o papel de articular e instigar as entidades responsáveis para a execução de políticas públicas de prevenção e resposta em eventos de desastres hidrológicos. Um exemplo de ação é a realização desta capacitação para a comunidade.

Soluções Baseadas na Natureza

Outro destaque do evento é a apresentação das chamadas Soluções Baseadas na Natureza, que são diferentes recursos e mecanismos naturais adotados mundo à fora, para minimizar e evitar o impacto dos desastres naturais. Junto às soluções estruturais, as Soluções Baseadas na Natureza têm o potencial de mitigar riscos e oferecer uma série de benefícios às cidades. Alguns exemplos são os parques lineares e projetos de restauração das matas ciliares, que absorvem as chuvas e evitam casos de erosão e outros problemas.

Participe do evento e conheça essas e outras iniciativas e projetos da região!

Serviço:

Capacitação - Os desastres naturais na Bacia Hidrográfica e as soluções baseadas na natureza
Data: 13 de junho de 2024
Horário: 13h30 às 18h00
Virtual
Inscrições Gratuitas: [https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeuHHebxIrmdOZ4ekvxnRttzObK6UZJIDa9SgxEBt67yCSjtg/viewform]