Rio Canoinhas

Webinário aborda experiências contra escassez hídrica em Santa Catarina Destaque

01/10/2021

A Secretaria Executiva do Meio Ambiente (Sema) de Santa Catarina, integrada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) realizou na última segunda-feira (27/09) um Webinário, com cinco experiências exitosas de combate à escassez hídrica no estado.

Com isso, cinco Comitês mostraram suas ações contra a crise hídrica enfrentada por SC desde 2019. Quem iniciou o evento foi o Comitê Antas, apresentando o projeto "Olho na água", uma ação feita em parceria com Epagri, Defesa Civil e Prefeitura de Palma Sola para produção de fontes de água e cisternas em propriedades rurais.

Depois disso, o Comitê Chapecó e Irani abordou ações da Câmara Técnica de Crise Hídrica, a partir da situação de escassez e os Comitês Araranguá e Urussanga falaram sobre as pactuações para as medidas de segurança hídrica, na região do Extremo Sul.

Por fim, o Coordenador da Câmara Técnica de Mediação de Conflitos do Comitê do Rio do Peixe, Maurício Perazzoli abordou como o grupo lidou com a estiagem na região, a qual estava com índice pluviométrico abaixo da média.

“Os Comitês de SC já tem um bom tempo de atuação, mas nem todos estavam acostumados a tratar do tema da escassez hídrica. Com essa estiagem que vem ocorrendo desde 2019, quase todas as bacias começaram enfrentar esses problemas e os colegiados rapidamente se organizaram”, observa o Gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da SEMA, Vinícius Tavares Constante.

Constante ainda lembra que o Comitê Canoinhas e Afl. do Rio Negro também teve uma experiência interessante ao lidar com o período de escassez hídrica, a partir da articulação entre entidades, identificando os problemas e tentando achar soluções para os impactos da estiagem.

O Webinário é parte do Plano de Capacitação Continuada em Recursos Hídricos de Santa Catarina (PCRHI-SC). De acordo com Constante, a intenção é que os webinários sejam semestrais. “A ideia é mostrar a atuação dos Comitês, que são tão fortes no estado. Em Santa Catarina existe a cultura de cooperação, que se reflete nos Comitês de Bacia, os quais criam suas formas de articulação para resolver seus conflitos e achar soluções”.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoinhas e Afl. do Rio Negro.