Comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do 

Rio Canoinhas

História

A história do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro inicia em 2001, ano onde a mobilização para sua criação começou. Na época, o agora professor universitário, Reinhardt Sievers, desenvolvia uma dissertação de mestrado com a intenção de verificar a qualidade biológica da água do rio Canoinhas.

Após a primeira coleta, observou-se que a poluição no afluente acontecia devido ao setor urbano, pelos resíduos industriais, por exemplo. A constatação gerou interesse na qualidade da água da região, onde começou a mobilização para a criação do colegiado.

Na época, representantes da Universidade do Contestado (UNC), juntamente da Epagri e Associação de Municípios da Região do Contestado (Amurc), realizaram reuniões em diversos municípios, expondo o estudo e conscientizando para a necessidade da criação de um Comitê de Bacia.

“Fizemos a mobilização nas cidades de Canoinhas, Major Viera, Monte Castelo, Papanduva e Três Barras. As reuniões aconteciam em sindicatos de produtores rurais, em escolas e onde nos recebiam “, destaca Sievers.

Após as conversas, o Comitê foi criado em 26 de setembro de 2003, por meio do Decreto Estadual no 828/2003, com o nome “Comitê Canoinhas”. Na época, cinquenta entidades faziam parte, um número que viria a baixar com o tempo, conforme indicações do Governo do Estado de Santa Catarina.

A partir da criação, o estudo do professor Sievers tornou-se um projeto, feito com recursos de empresas e entidades da região. Nele, continuaram a análise de água e expandiram para o solo e flora da região do Rio Canoinhas. Além disso, o grupo também realizou o georreferenciamento do local.

Mudança de nome

Em 22 de setembro de 2016 foi apresentado e aprovado o dossiê do processo de ampliação da área de abrangência do Comitê Canoinhas e as Bacias Contiguas Catarinense do Rio Negro, pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

A partir da data, o grupo também passou a fazer a gestão dos afluentes catarinenses do Rio Negro, se tornando o Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, oficializado pelo Decreto Estadual no. 667 de 17 de junho de 2020.

Atualmente, a diretoria do grupo é composta pela Presidente Mariane Hatsuno Murakami, representante do Instituto do Meio Ambiente (IMA), pela vice-presidente Maria Cilmara Ribeiro Shauer, representante da Cia Volta Grande de Papel de Rio Negrinho e o Secretário Executivo, Donato João Noernberg, representante da Epagri.

Parceiros Parceiros Parceiros Parceiros

(48) 3665-4200

Horário de Atendimento:

2a a 6a | 12h às 19h

Rod SC 401, km5, 4756 Ed. Office Park, bl. 2

Saco Grande, Florianópolis CEP 88032-00