Rio Canoinhas

Plano de Bacia marca a primeira Assembleia Geral Extraordinária do Comitê Canoinhas e Afl. do Rio Negro em 2021 Destaque

14/09/2021

O Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro realizou a primeira Assembleia Geral Extraordinária (AGE) de 2021, na última segunda-feira (13/09). Na ocasião, o Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos do grupo foi o tema principal. Assim, foi confirmada a realização do documento, o qual será desenvolvido pela Universidade do Contestado (UNC).

O desenvolvimento do documento acontecerá com a coordenação do professor Jairo Marchesan, também membro do Comitê, juntamente com uma equipe composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento. A expectativa é que a equipe comece as atividades ainda neste semestre, mais especificamente no mês de outubro, após o repasse de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

“Esperamos estabelecer uma relação positiva, propositiva e de contribuição com o Comitê e com a região do Planalto Norte Catarinense. Uma das primeiras ações programadas após o início é uma reunião com o colegiado. Assim, queremos fazer um trabalho de parceria e cooperação, conversando com todos os atores da bacia. Quando recebermos o sinal positivo da Fapesc, vamos comunicar o Comitê”, observa o professor Jairo Marchesan.

O Comitê vai definir na próxima assembleia a composição do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP), o qual vai observar os trabalhos da equipe da UNC. Segundo a presidente do Comitê Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, Mariane Murakami, o plano de Bacia é imprescindível para tomada de decisões do colegiado e para políticas públicas da região. “Com certeza o documento vai auxiliar no conhecimento das fragilidades e potenciais em termos de recursos hídricos na nossa região.”

Atualizações sobre as Câmaras Técnicas (CT)

A AGE também abordou a situação das Câmaras Técnicas do grupo. O Sargento Bombeiro Militar, Clodoaldo Ribas dos Santos, da Defesa Civil, observou o cenário de estiagem na região do Planalto Norte, onde o nível das águas não aumentou, mas segue aceitável. Em relação à CT de Produtos Perigosos, o Sargento ainda atualizou quanto a dois acidentes na região de Papanduva.

A Presidente do Comitê Canoinhas ainda lembrou da adesão das famílias ribeirinhas no Projeto de Revitalização do Rio Água Verde e Barra Grande, relacionado à CT de mesmo nome. Além disso, foi confirmado a volta do funcionamento da Câmara Técnica Institucional, com reunião em 29/09.

Por fim, o grupo ainda aprovou o Plano de Comunicação para os próximos meses. “O Comitê retorna as atividade com toda a motivação de projetos para conservação e preservação da água! Novas parcerias de trabalho, novas propostas e novos desafios. Completamos um ano de presidência, já com grandes resultados.”, lembra a presidente Mariane.

Fonte: Assessoria de Comunicação APASC a serviço do Comitê Canoinhas e Afl. do Rio Negro.

Acompanhe o Comitê na página de Facebook e no Instagram.