Rio Canoas

AÇÕES MARCAM RETOMADA DE TRABALHOS NO COMITÊ CANOAS-PELOTAS Destaque

08/05/2023

As atividades do Comitê dos Rios Canoas e Pelotas têm ocorrido com êxito no âmbito que compreende os recursos da Bacia. A retomada das ações, após mais de um ano de pausa nos Comitês de Bacias Hidrográficas em todas as regiões do estado, ressalta a importância deste trabalho rumo à busca por um futuro mais sustentável.

Comemorado em 22 de março, o Dia Mundial da Água foi celebrado por um evento que reuniu representantes de 18 municípios e 5 organizações-membro do Comitê, na Associação Empresarial de Lages (ACIL Lages), contemplando uma visita à estação de tratamento da Secretaria Municipal de Água e Saneamento (SEMASA). As organizações-membro presentes foram Klabin, EPAGRI, Itajuí Engenharia de Obras, AEA e AMBEV.

Na semana seguinte, em 28 de março, o Comitê marcou presença na Câmara de Vereadores de Curitibanos. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos municípios do Meio-Oeste, Vale do Contestado, Alto Vale do Rio do Peixe e acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O momento também contou, novamente, com a participação da AEA.

As ações dos últimos meses seguem gerando expectativas positivas: a empresa HRA Engenharia e Meio Ambiente promoveu, junto do Comitê, dois eventos de divulgação do diagnóstico obtido na primeira etapa do Plano de Recursos Hídricos (PRH) Canoas-Pelotas. Após a divulgação, os dados foram encaminhados para avaliação e análise pelo Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP).

O presidente do Comitê Canoas Pelotas, Altherre Branco Rosa, salienta que as atividades alusivas ao Dia Mundial da Água possibilitaram momentos de integração com a comunidade. “Tivemos a oportunidade de comemorar o dia mundial da água, com a retomada das atividades do comitê. Este dia foi especial não só pela comemoração, mas acima de tudo pelos reencontros, apresentações e visitação na estação de tratamento de água do município de Lages”, assinala

Conforme Altherre, as ações também ensejaram o compartilhamento de importantes informações e dados sobre o Plano de Recursos Hídricos. “A empresa HRA apresentou os dados obtidos até o momento e abriu para discussões e avaliações preliminares. Após esta apresentação as cópias foram enviadas aos representantes do GAP (Grupo de Acompanhamento do Plano) para sua avaliação e validação do conteúdo até aqui desenvolvido”, acrescenta.

As atividades alusivas ao Dia Mundial da Água colaboraram para reforçar à população a importância da preservação dos recursos hídricos. Além disso, foi mais uma forma de mostrar às comunidades o trabalho de educação ambiental desenvolvido pelo Comitê Canoas Pelotas em toda a região de atuação.